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Assim, em lugar de nos perguntarmos sobre o que é Gênero ou Gênero

Atualizado em 29/08/2024

Assim, em lugar de nos perguntarmos sobre o que é Gênero ou Gênero, o que é isso?, será que não deveríamos buscar a compreensão de como esta denominação está se construindo/desconstruindo? Desse pequeno apanhado, surgem como certas, mais do que certezas, inúmeras incertezas e possíveis pistas necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária nas suas diferenças, semelhanças e multiplicidades. Enfrentamos a reflexão aqui colocada, é um desafio para todos (as) nós. Essa discussão/compreensão acompanha todos os níveis da sociedade e nos envolve a todos. No campo da Academia está o desafio de resgatarmos o conhecimento de uma forma a inserir a reflexão no seio de todas as disciplinas. Assim a Gramática, a Medicina, o Direito, a Biologia etc. surgem como saberes a serem problematizados. No seio dos movimentos está a necessidade de refletir sobre nossa história, que faz parte da História, de aprender/compreender a importância destas colocações aqui sumariamente ainda esboçadas.

(GUEDES, 1995, p. 11). (GUEDES, Maria Eunice F. Gênero o que é isso?. Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo, p. 5, 11, 1995)

Sobre a questão do gênero, a autora considera como conclusão final de seu texto:

a) de questionar sobre o conceito de gênero, não admitindo interferência nem dos movimentos quanto das ciências encontradas nas escolas e universidades, possibilitando assim acreditar apenas no que a História deixa de construção acerca das relações entre homens e mulheres.
b) de sempre fazermos perguntas, sobre o que é gênero e mais perguntas ainda, sobre como se constrói gênero e suas particularidades, dadas nos movimentos sociais que lutam por uma sociedade mais justa e nas ciências que também lutam por ajudar e contribuir com uma sociedade mais igualitária.
c) do poder de investimento das ciências humanas e sociais para entendimento do que seja gênero e como ele se constrói, desconsiderando os movimentos já que estes apenas trazem críticas a tudo que a sociedade faz, portanto, não contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
d) da importância de entender como se constrói a noção de gênero, discutindo em todos os campos do conhecimento e questionando todos os tipos de saberes com os quais nossa sociedade lida no cotidiano, pois assim pode-se entender melhor nosso funcionamento social e como ele se constrói.
e) da necessidade de se perguntar corretamente o que é gênero, indo buscar nos saberes da ciência as explicações maiores para melhor entendimento desse conceito, questionando os movimentos sociais e a sociedade comum se realmente estão aptos a produzir saberes sobre gênero.


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