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Há uma tradição de ver o homem da perspectiva dicotômica.

Atualizado em 01/04/2024

Há uma tradição de ver o homem da perspectiva dicotômica. A escola não foge a essa regra. Em geral, separa corpo e mente como se o cérebro não fizesse parte do corpo, como se fosse possível matricular só a cabeça, deixando o corpo do lado de fora nas aulas de educação física ou no recreio. Essa concepção de corpo aparece, ainda que não conscientemente, em toda a instituição. A organização da sala, as rotinas de tempo, a distribuição do lanche, as aulas de matemática, revelam como esse corpo é tratado. Em geral é um corpo que atrapalha a aprendizagem e que precisa ser contido, por isso as crianças estão sentadas sem fila, umas atrás das outras e não podem movimentar sem autorização. Dificilmente há a visão de que o corpo pode se expressar, circular pela sala, fazer ações diversas q ue fac ilitar ia m o modo de a pes soa ser e esta r no mundo. O q ue se de seja é domesticar e sse corpo ou que ele esteja realmente presente no processo de aprendizagem da criança? As próprias regras da escola – quando se pode beber água, quando levantar da cadeira, quando começar a atividade, se pode ou não virar para o lado – agem sobre o corpo e podem inibir um envolvimento a tivo do aluno com o conteúdo trabalhado. Insiste-se, por exemplo, para que as crianças se organizem sempre em fila. N o entanto, aprender a andar pela escola sem ser dessa forma apresenta, do ponto de vista cognitivo, da aprendizagem de re lacionamento e da autonomia, um desafio muito maior do que andar em fila. Um projeto educativo que de fato considere o homem integral não pensa uma só aula, uma vez por semana, ocasião em que a criança terá a oportunidade de se movimentar. Ao contrário, dá espaço de movimento e expressão, assegura a liberdade de trabalhar em grupo, circular pela sala, sair da sala e todas as de mais ações q ue permitem que as crianças se coloquem inteiras no mundo. Superar esta dicotomia corpo/mente, fazer/compreender é um grande desafio do educador para humanizar tanto as aulas de educação física como o trabalho nas de mais disciplinas.

(FILGUEIRA, 2002). Considere as seguintes afirmações:

1. A educação para o não-movimento está pautada na ideia de que o movimento atrapalha o rendimento escolar.
2. A escola separa corpo e mente e prioriza atividades cognitivas.
3. A separação de corpo e mente é um recurso didático que pode ser útil para a elaboração de atividades para o desenvolvimento corporal dos alunos.
4. A escola precisa de regras, como a organização de filas, pois as crianças precisam aprender a ficar em grupo.
5. A possibilidade de se expres sar com o corpo deve ser permitida em todos os momentos da rotina escolar.

Qual das alternativas abaixo representa o conjunto de afirmações corretas?

a)1, 2 e 3.
b) 1, 2, 3 e 4.
c) 1, 3 e 4.
d) 1, 2 e 5.
e) 1, 2, 3 e 5.


Solução

Alternativa correta: d) 1, 2 e 5. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta para a pergunta é a alternativa d) 1, 2 e 5, pois essas afirmações estão alinhadas com o contexto e os argumentos apresentados no texto fornecido. O texto discute a dicotomia entre corpo e mente na educação, destacando como a escola muitas vezes prioriza atividades cognitivas em detrimento das atividades físicas e da expressão corporal. A afirmação de que a educação para o não-movimento está pautada na ideia de que o movimento atrapalha o rendimento escolar reflete essa priorização. Além disso, a separação entre corpo e mente na escola é ressaltada como uma prática comum, o que corrobora com a afirmação de que a escola separa corpo e mente e prioriza atividades cognitivas (afirmação 2). Por fim, a importância de permitir a expressão corporal em todos os momentos da rotina escolar, conforme mencionado na afirmação 5, está alinhada com o argumento central do texto, que defende a necessidade de superar a dicotomia entre corpo e mente na educação.

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Assuntos: O impacto da dicotomia corpo/mente na abordagem pedagógica tradicional, Estratégias para integrar a expressão corporal no ambiente escolar, Desafios na promoção de uma educação que reconheça a integralidade do ser humano

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