Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Os indicadores têm por objetivo demonstrar o quadro atual e temporal
Os indicadores têm por objetivo demonstrar o quadro atual e temporal de determinada área e/ou segmento da economia, seja nacional, mundial ou de corporações.
É possível afirmar que os indicadores aplicados no âmbito da economia de um país podem balizar os governantes na tomada de decisões para direcionarem recursos e esforços com objetivo de atender mais amplamente as necessidades da população, especialmente as pessoas de maior vulnerabilidade e necessidade.
a) Ao analisar indicadores sociais e econômicos não é possível que o governante identifique os principais destinos de recursos pois estes indicadores não atendendem parâmetros políticos que são fundamentais para direcionar recursos.
b) Ao analisar indicadores sociais e econômicos não é possível que o governante identifique os principais destinos de recursos pois estes indicadores não atendendem os partidos da sua base de apoio e sem atender sua base o governante legalmente não pode direcionar recursos e esforço.
c) Ao analisar indicadores sociais e econômicos não é possível que o governante identifique os principais destinos de recursos pois estes indicadores não oferencem visão aos governantes das áreas de maior necessidade nem a existência de recurso em virtude da impossibilidade de mapear as necessidades por meio dos indicadores.
d) Ao analisar indicadores sociais e econômicos os governantes tem ampla visão dos cenários sócio econômico do seu país, estado ou município, inclusive os governantes já podem contar com um instituto (IBGE) que tem indicadores sociais e econômicos que já dá um bom balizamento para as ações de direcionamento dos recursos e esforços, ficando a cargo dos governantes apenas algum refinamento geográfico para melhor aproveitamento, com a observação do indicador por estado no caso do Governo Federal, possibilitando assim direcionar mais recursos aos estados que mais necessitam e municípios ou regiões / bairros no caso dos governos estaduais e municipais respectivamente.
e) Ao analisar indicadores sociais e econômicos os governantes tem visão dos cenários sócio econômico do seu país, estado ou município, inclusive os governantes já podem contar com um instituto (IBGE) que tem indicadores sociais e econômicos que já dá um bom balizamento para as ações de direcionamento dos recursos e esforços, contudo mesmo tendo indicadores e o balizamento os governantes não tem como melhorar a distribuição de renda e recurso pois os indicadores não são ferramentas confiáveis.
Solução
Alternativa correta: d) Ao analisar indicadores sociais e econômicos os governantes tem ampla visão dos cenários sócio econômico do seu país, estado ou município, inclusive os governantes já podem contar com um instituto (IBGE) que tem indicadores sociais e econômicos que já dá um bom balizamento para as ações de direcionamento dos recursos e esforços, ficando a cargo dos governantes apenas algum refinamento geográfico para melhor aproveitamento, com a observação do indicador por estado no caso do Governo Federal, possibilitando assim direcionar mais recursos aos estados que mais necessitam e municípios ou regiões / bairros no caso dos governos estaduais e municipais respectivamente. De acordo com o gabarito AVA.
Com essas informações, os governantes podem realizar refinamentos geográficos para uma alocação mais eficiente de recursos, direcionando-os para os estados, municípios ou regiões/bairros que mais necessitam. Isso possibilita uma distribuição mais equitativa de recursos e esforços, visando atender as demandas prioritárias da população.
As outras opções incorretas apresentam argumentos que não condizem com a realidade da análise de indicadores sociais e econômicos pelos governantes. Elas desconsideram o papel fundamental dos indicadores na orientação das políticas públicas e na identificação das áreas mais carentes de investimento, além de sugerir erroneamente que os indicadores não são ferramentas confiáveis para essa finalidade.
Prova: Av Subst 1 Gestão de Indicadores
Assuntos: Políticas Públicas e Alocação de Recursos, Indicadores Sociais e Econômicos na Governança, Desigualdades Regionais e Distribuição de Recursos
Vídeo Sugerido: YouTube