Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Segundo Aranha (2001), a relação da sociedade com a parcela da
Segundo Aranha (2001), a relação da sociedade com a parcela da população constituída pelas pessoas com deficiência tem se modificado no decorrer dos tempos, tanto no que se refere aos pressupostos filosóficos que a determinam e permeiam, como no conjunto de práticas nas quais ela se objetiva.Ainda, de acordo com a autora, ao se buscar dados sobre o tipo de tratamento dado às pessoas com deficiência na Idade Antiga e na Idade Média, descobre-se que muito pouco se sabe, na verdade. A maior parte das informações provem de passagens encontradas na literatura grega e romana, na Bíblia, no Talmud e no Corão. Aparentemente, pessoas com deficiências físicas e/ou mentais eram ignoradas à sua sorte, buscando a sobrevivência na caridade humana.Em meados de 1800, Guggenbuhl abriu uma instituição para o cuidado e tratamento residenciais de pessoas com deficiência mental, em Abendberg, Suíça. Os resultados de seu trabalho chamaram a atenção para a necessidade de uma reforma significativa no sistema, então vigente, da simples internação em prisões e abrigos.
FONTE: ARANHA, Maria Salete Fábio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho. Ano XI, no. 21, mar. 2001, pp.160-173.
Considerando o contexto, associe a coluna I, onde estão relacionados os momentos que foram vivenciados pelas pessoas com deficiência, através da história, com a coluna II, onde consta um resumo da característica principal de cada um desses momentos.
COLUNA I.
I. Exclusão.
II. Segregação.
III. Integração.
IV. Inclusão.
COLUNA II.
1. Parte da noção de direito. A sociedade, é também, responsável pelo deficiente.
2. As pessoas com deficiência e diferenças significativas devem viver em condições mais próximas ao normal possível. Responsabilidade individual pela participação social.
3. Institucionalização em hospitais, para os que eram avaliados como tratáveis, ou internação em asilos e manicômios, para aqueles que não tinham esse prognóstico.
4. Crianças, nascidas com alguma deformidade, eram eliminadas. Pessoas com algum tipo de deficiência passam a ser toleradas, vivendo à margem da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
a) I – 1, II – 2, III – 3, IV – 4.
b) I – 1, II – 3, III – 2, IV – 1.
c) I – 1, II – 3, III – 3, IV – 2.
d) I – 4, II – 3, III – 2, IV – 1.
e) I – 3, II – 4, III – 2, IV – 1.
Solução
Alternativa correta: d) I – 4, II – 3, III – 2, IV – 1. De acordo com o gabarito AVA.
No contexto histórico descrito, o primeiro momento representa a exclusão das pessoas com deficiência, onde eram toleradas mas viviam à margem da sociedade, como descrito na opção IV. O segundo momento é de segregação, onde as pessoas com deficiência eram institucionalizadas em hospitais ou asilos, como mencionado na opção III. O terceiro momento é de integração, caracterizado pela ideia de que as pessoas com deficiência devem viver em condições mais próximas ao normal possível, como resumido na opção II. Finalmente, o quarto momento é de inclusão, onde parte da noção de direito, e a sociedade também é vista como responsável pelo deficiente, como explicitado na opção I. Portanto, a alternativa d) é a correta.
Assuntos: Evolução Histórica da Percepção sobre Pessoas com Deficiência, Impacto das Práticas Sociais na Vida das Pessoas com Deficiência, Paradigmas de Inclusão e Exclusão na História das Deficiências
Vídeo Sugerido: YouTube