Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Um fenômeno difundido intensamente no contexto das tecnologias

Atualizado em 29/02/2024

Um fenômeno difundido intensamente no contexto das tecnologias e ferramentas de comunicação digitais são as chamadas "fake news", termo em inglês que se refere à informações falsas. De acordo com uma entrevista concedida por Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicação e Artes, da USP:
"Quem diz que as fake news não são novidade porque a mentira existe na política desde sempre está incorrendo em um equívoco. A mentira existe e existirá enquanto houver humanidade. Mas as fake news constituem uma modalidade de produção da mentira que não tem a ver com o que se passava antes. (...) A mentira presente nas fake news é industrialmente produzida, a despeito da opinião política daquele que a fabrica. (...) As fake news são a produção e a difusão de mentiras, ou de verdades forçadas, em uma determinada era de fabricação de valor na indústria do imaginário, onde estão as redes sociais, onde está toda a cultura digital...".

(BUCCI, Eugênio. Como as fake news podem afetar o destino da democracia (Entrevista concedida). Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 63. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020).

Qual é a particularidade presente nas fake news enquanto uma modalidade de produção da mentira na concepção de Eugênio Bucci?

a) As fake news é uma nova modalidade discursiva e artesanal sobre a verdade e o real.
b) As fake news têm a particularidade de serem informações pouco difundidas e que atingem um público limitado.
c) As fake news têm a particularidade de fabricar em escala industrial fatos verídicos sobre a realidade.
d) As fake news têm como especificidade desnudar a mentira presente em toda a história da humanidade baseando-se na veracidade dos fatos.
e) As fake news, enquanto criação e propagação de falsas informações, têm a particularidade de se caracterizar pela produção de mentiras industrialmente.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora