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"[...] uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, qua
"[...] uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços -, ela exerce uma nova função."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo da escola ao exercer uma nova função na cidade que educa:
A )O objetivo é a formação para e pela cidadania.
B )O objetivo é educar a cidade.
C) Fortalecer a democracia da população.
D) Esclarecer os motivos que levaram à fundação de uma associação internacional de cidades educadoras.
E) Analisar criticamente um assunto e aproximar conhecimentos teóricos e práticos.
Solução
Alternativa correta: C) Fortalecer a democracia da população. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa C: Fortalecer a democracia da população é correta porque, ao considerar a cidade como um espaço educativo, a ideia central é que a educação deve ir além das funções tradicionais de formar indivíduos para o mercado de trabalho e deve também focar no desenvolvimento de uma cidadania ativa e crítica. Uma cidade que educa tem como um dos principais objetivos promover a participação dos cidadãos nas decisões políticas e sociais, fortalecendo a democracia e a inclusão social.
Ao incluir todos os cidadãos, não apenas os alunos da escola, no processo educativo, uma cidade que educa cria um ambiente onde as pessoas são incentivadas a se engajar nas questões comunitárias, a compreender os seus direitos e deveres e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Esse engajamento é a base para um fortalecimento
da democracia, onde todos podem participar ativamente no processo político e social.
Portanto, ao educar para a cidadania e fortalecer a participação dos indivíduos na vida pública, a cidade não só proporciona uma educação integral, mas também contribui diretamente para a democratização e para o fortalecimento das instituições democráticas. A alternativa C está em consonância com esse propósito de promover uma educação voltada para o fortalecimento da democracia e da participação ativa dos cidadãos.
Assuntos: Educação , Sociologia , Ciência
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