Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
1 ) Leia a cantiga abaixo: Tão grave dia (D. Afonso Sanches)
Acerca do poema abaixo podemos classificá-lo em
Alternativas:1 ) Leia a cantiga abaixo:
Tão grave dia
(D. Afonso Sanches)
Tam grave dia que vos conhoci
por quanto mal me vem por vós, senhor!
Ca ma vem coita, nunca vi mayor,
sem outro bem, por vós, senhor, des i
por este mal que mh’a mim por vós vem,
como se fosse bem, vem-me por em
gran mal a quem nunca o mereci
Ca, mia senhor, porque vos eu servi,
sempre digo que sode’la milhor
do mund’e trobo polo vosso amor,
que me fazedes gram bem e assy
veedd’ora mha senhor do bom sen,
este bem tal se cumpre em mi rrem,
senon, se valedes vós mays per y.
Mais eu, senhor, em mal dia naci,
del que non tem, nem é conhecedor
do vosso bem, a que non fez valor
Deus de lho dar, que lhy fezo bem y,
per, senhor, assy me venha bem,
deste gram bem, que El por bem non tem,
muy pouco Del seria grand’a mi.
Acerca do poema abaixo podemos classificá-lo em
Alternativas:
a)cantiga de amor porque espera o retorno do ser amado.
b)cantiga satírica porque faz críticas à uma pessoa sem identidade definida.
c)cantiga de amigo porque lamenta a falta de seu amor ausente.
d)cantiga de amor porque o eu lírico se posiciona em obediência à senhor.
e)cantiga de cavalaria porque demonstra a luta do eu lírico por sua senhora.
Solução
Alternativa correta: d)cantiga de amor porque o eu lírico se posiciona em obediência à senhor. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa D) cantiga de amor porque o eu lírico se posiciona em obediência à senhor é a correta porque reflete a característica central das cantigas de amor da literatura medieval. Nessas cantigas, o eu lírico expressa sentimentos de devoção, sofrimento e submissão em relação à figura amada, que muitas vezes é uma dama ou uma figura de autoridade. No caso do poema, o eu lírico se coloca em uma posição de obediência ao "senhor", indicando um tipo de relação em que ele se submete ao sofrimento causado pela pessoa amada, mas ao mesmo tempo demonstra lealdade e devoção.
O uso da palavra "senhor" também é significativo, pois, nas cantigas de amor, é comum que o eu lírico se refira à pessoa amada como uma figura superior, alguém digno de respeito e subordinação. A estrutura do poema, que mistura sofrimento e adoração, é outra característica típica desse gênero literário. O eu lírico não só lamenta a dor que lhe é causada, mas também expressa uma relação desigual, em que ele se coloca como alguém que serve e se dedica à pessoa amada, uma dinâmica presente nas cantigas de amor.
Por fim, a falta de uma crítica direta e a ênfase no sofrimento do eu lírico por causa da figura amada, sem questionar ou desafiar essa relação, também confirma que o poema pertence ao gênero das cantigas de amor. Ele não faz críticas ou sátiras, nem lida com aspectos de luta ou disputa, como ocorreria em uma cantiga de cavalaria ou satírica. O foco está na obediência e no sofrimento, características próprias do gênero de amor medieval.
Assuntos: Literatura Medieval, Lingüística, História da Cultura e da Sociedade Medieval
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