Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O desenvolvimento motor infantil é um processo sequencial, contínuo
O desenvolvimento motor infantil é um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica. Durante a primeira infância a criança adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, que progridem de movimentos simples e desorganizados para habilidades motoras organizadas e complexas. Levando em consideração que cada criança tem seu próprio processo motor que depende das motivações recebidas, pode-se dizer que certas habilidades estão relacionadas com faixas etárias que guiam responsáveis e professores na escolha de atividades e estímulos que serão oferecidos a criança.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as habilidades motoras na coluna A e sua faixa de desenvolvimento na coluna B.
Coluna A
1. De 1 a 3 anos
2. De 0 a 1 ano
3. De 3 a 6 anos
Coluna B
I. A maior conquista nessa fase é a capacidade de preensão e locomoção que permite a criança explorar o ambiente
II. Há grande amadurecimento das habilidades corporais e se estabelece as dez ações corporais. Adquire controle corporal e tem a capacidade de permanecer em uma mesma posição por mais tempo.
III. Se estabelece a capacidade motora grossa como correr, pular e andar e as capacidades motoras finas como desenhar. Nessa fase a criança passa a compreender os gestos simbólicos, que amplia sua capacidade de abstração.
Solução
Alternativa correta: I-2, II-1, III-3. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é I-2, II-1, III-3 porque essas associações refletem o desenvolvimento motor típico das crianças em cada faixa etária, de acordo com as descrições das habilidades motoras.
Primeiramente, a habilidade mencionada na asserção I é a "capacidade de preensão e locomoção," que são conquistas significativas no primeiro ano de vida (0 a 1 ano). Durante esse período, os bebês desenvolvem a capacidade de agarrar objetos e começam a se movimentar, inicialmente rolando e eventualmente engatinhando e, em alguns casos, dando os primeiros passos. Essas habilidades permitem que a criança explore ativamente o ambiente ao seu redor, essencial para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.
A asserção II, que menciona "amadurecimento das habilidades corporais" e a capacidade de "permanecer em uma mesma posição por mais tempo," se refere ao desenvolvimento típico de crianças de 1 a 3 anos. Nesse estágio, as crianças começam a aprimorar o controle corporal, ganhando força e coordenação para manter posturas estáveis, como sentar sem apoio, ficar de pé e andar de maneira mais confiante. Elas também começam a desenvolver as dez ações corporais fundamentais, como levantar, agachar, empurrar e puxar, que são importantes para atividades cotidianas.
Por fim, a asserção III descreve habilidades motoras grossas e finas, como correr, pular, andar e desenhar, além da compreensão de gestos simbólicos, o que é típico de crianças de 3 a 6 anos. Nesse período, as crianças aprimoram ainda mais suas habilidades motoras complexas, tornando-se capazes de executar movimentos mais coordenados e precisos. Elas também começam a desenvolver habilidades motoras finas, como segurar um lápis e desenhar, e compreendem gestos simbólicos, que são importantes para a comunicação e o desenvolvimento cognitivo.
Portanto, as associações I-2, II-1, III-3 são corretas porque refletem o progresso sequencial e contínuo do desenvolvimento motor nas respectivas faixas etárias mencionadas.
Assuntos: Desenvolvimento motor infantil, Habilidades neurocognitivas
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