Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A atuação profissional no ambiente escolar deverá ser construída pelas
A atuação profissional no ambiente escolar deverá ser construída pelas recomendações Lei de Diretrizes Básicas (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério de Educação, que aponta a divisão escolares no ensino fundamental e médio, além de apresentar os objetivos de cada fase desta formação escolar. As etapas no ensino fundamental se dividem em: 1°, 2°, 3°, 4°, 5° ano do fundamental I, normalmente com idades de 6 a 10 anos. Os anos finais do ensino fundamental são divididos em: 6°, 7°, 8° e 9° ano do fundamental II, com idades de 11 a 14 anos. Já o ensino médio é dividido em: 1°, 2° e 3° ano, com estudantes de idades de 15 a 17 anos, e que posteriormente podem passar para o ensino superior e ingressarem em cursos universitários. A partir do conhecimento da divisão das etapas de escolaridade dos estudantes, o próximo passo é conhecer os objetivos da educação física de cada etapa.
Tomando como referência esta divisão escolar no ensino fundamental e médio e seus objetivos na educação física, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Educação Física - objetivos para o primeiro ciclo (ensino fundamental I). Ao final do primeiro ciclo espera-se que os alunos sejam capazes de ser um participante de diferentes atividades corporais, buscando adotar uma atitude solidária e cooperativa, não discriminando os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sociais, culturais ou sexuais.
( ) Educação Física - objetivos para o segundo ciclo do ensino fundamental II. Ao final do segundo ciclo espera-se os alunos sejam capazes de realizar exercícios complexos, com grau de dificuldade elevada, esteja pronto para competir em diversas modalidades esportivas.
( ) Educação Física – objetivos para o terceiro ciclo (ensino médio). A Educação Física no ensino médio tem como objetivo contribuir com o aluno no sentido de compreender o funcionamento do organismo humano, também de reconhecer e modificar as atividades corporais, como forma de valorização e melhoria de suas aptidões físicas, dando possibilidade a desenvolver as noções conceituais de esforço, volume, intensidade e frequência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) V – V – F.
b) F – F – V.
c) V – F – V.
d) F – V – V.
e) V – V – V.
Solução
Alternativa correta: C) V – F – V. De acordo com o gabarito AVA.
A primeira afirmativa é verdadeira, pois os objetivos da educação física no primeiro ciclo do ensino fundamental I incluem a promoção da cooperação e da solidariedade entre os alunos, além de evitar a discriminação.
A segunda afirmativa é falsa, pois os objetivos da educação física no segundo ciclo do ensino fundamental II não se concentram apenas em realizar exercícios complexos e competir em modalidades esportivas. Embora o desenvolvimento de habilidades motoras seja importante, os objetivos da educação física nessa etapa também incluem a promoção da cooperação, da solidariedade e da valorização da diversidade.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois os objetivos da educação física no ensino médio incluem a compreensão do funcionamento do organismo humano, a valorização e melhoria das aptidões físicas, além do desenvolvimento de noções conceituais de esforço, volume, intensidade e frequência.
Assuntos: Divisão das Etapas Escolares
Vídeo Sugerido: YouTube