Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
De acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala
De acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada por meio de três princípios básicos.
Marque aquele item que não traz um desses princípios:
a) O princípio da autoridade do professor em que ele determina e coordena todo o trabalho de sala de aula. <
b) O princípio da autenticidade na utilização dos métodos de trabalho propostos aos estudantes.
c) O princípio do encontro do estudante com a área do conhecimento com as teorias.
d) O princípio da utilização pelos professores de tarefas matemáticas e conceitos autênticos.
Solução
Alternativa correta: a) O princípio da autoridade do professor em que ele determina e coordena todo o trabalho de sala de aula. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa a) está correta porque o princípio da autoridade do professor, em que ele determina e coordena todo o trabalho em sala de aula, não faz parte dos princípios associados à autenticidade no ensino de Matemática. A autenticidade em sala de aula, conforme apontado pelos autores mencionados, busca envolver os alunos de forma mais ativa e colaborativa, promovendo a construção conjunta do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e autonomia, o que contraria a ideia de um professor que apenas dita e centraliza as atividades.
Os princípios da autenticidade geralmente incluem a promoção de contextos de aprendizagem significativos, onde os alunos podem aplicar o que aprendem a situações reais e resolver problemas por conta própria ou em grupo, além da valorização da participação e da interação entre alunos e professores. Isso exige uma abordagem menos hierárquica, em que o professor atua mais como um facilitador ou orientador do processo de aprendizado, encorajando a exploração e a descoberta, em vez de ser o único detentor do saber.
Assim, o princípio da autoridade do professor, presente na alternativa a), se opõe aos princípios de uma prática autêntica, que favorece ambientes de aprendizagem mais democráticos e centrados no aluno. Esse é o motivo pelo qual a alternativa a) não representa um dos princípios da autenticidade em sala de aula, justificando sua escolha como resposta correta.
Assuntos: Autenticidade no ensino de Matemática, Papel do professor como facilitador, Aprendizagem colaborativa e ativa
Vídeo Sugerido: YouTube