Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. A BNCC e os currículos têm papéis complementares para assegurar que as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica se materializem mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e o adequem à realidade local, considerando a autonomia das redes de ensino, como também o contexto e as características dos alunos.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. p.16. Adaptado.
Em relação à educação integral, as afirmativas a seguir descrevem ações pedagógicas que caracterizam um currículo em ação, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
b) Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
c) Construir e aplicar procedimentos de avaliação somativa, com base nos critérios estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico, tomando como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos, as notas atribuídas ao final do semestre.
d) Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos na aprendizagem, selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
e) Selecionar e aplicar estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se
necessário, para trabalhar as necessidades dos diferentes grupos de alunos, suas famílias e sua cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de
socialização.
Solução
Alternativa correta: c) Construir e aplicar procedimentos de avaliação somativa, com base nos critérios estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico, tomando como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos, as notas atribuídas ao final do semestre. De acordo com o gabarito AVA.
Essa afirmativa não está alinhada com os princípios da educação integral, pois enfatiza uma abordagem de avaliação somativa baseada principalmente em notas atribuídas ao final do semestre. A educação integral busca promover o desenvolvimento holístico dos alunos, considerando suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica, conforme destacado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, uma abordagem pedagógica que caracteriza um currículo em ação para a educação integral deve incluir práticas avaliativas que valorizem a aprendizagem contínua, processual e diversificada, em vez de se basear exclusivamente em notas finais.
Assuntos: Educação Integral, BNCC
Vídeo Sugerido: YouTube