Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A concepção de educação adotada pela Unesco, que envolve o "Aprender a

Atualizado em 18/10/2024

A concepção de educação adotada pela Unesco, que envolve o "Aprender a Aprender", pressupõe que a educação seja envolvida por quatro pilares: "Aprender a ser"; "Aprender a conviver"; "Aprender a fazer" e "Aprender a conhecer"

Coluna A Coluna B 1. Aprender 1. Se caracterizaria por uma aprendizagem continuada, a qual torne o indivíduo apto para enfrentar numerosas situações, além de facilitar o trabalho em equipe. a ser II. Aprender a conviver 2. Exige um olhar para o outro, o desenvolvimento de um sentimento plural para a concepção de alteridade, em que o respeito aos outros, às suas diferentes formas de cultura, tradições e espiritualidade seja capaz de forjar uma cultura de paz. III. Aprender 3. Exige uma nova forma de lidar com o patrimônio cultural de nossos saberes acumulados a fazer ao longo da história da humanidade. 4. Além de se preocupar com a formação do indivíduo como um ser humano pleno, implica IV. Aprender desenvolver sua autonomia e seu discernimento para a consolidação da responsabilidade a conhecer pessoal na realização de um destino coletivo, bem como não deixar inexplorado nenhum dos talentos que à semelhança de tesouros, estão soterrados no interior de cada ser humano.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.

A). O1-4; 11-2; III - 1; IV - 3.
B) O 1-3; 11-1; III - 2; IV - 4.
C) 1-1; II -3; III-2; IV - 4.
D) O 1-2; 11-1; III - 4; IV - 3.
E)O1-4; 11-3; III-2; IV - 1. N


Solução

Alternativa correta: C) 1-1; II -3; III-2; IV - 4. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C é a correta porque ela associa cada um dos pilares da educação da Unesco com as descrições mais apropriadas, refletindo a intenção de cada um deles. O pilar "Aprender a ser" (I) se concentra no desenvolvimento integral do indivíduo, promovendo a autonomia e o discernimento, o que se alinha perfeitamente com a descrição 4. Isso enfatiza a formação de pessoas plenas, capazes de contribuir para a sociedade de maneira responsável.



O pilar "Aprender a conviver" (II) é sobre respeitar e entender as diferenças culturais e sociais, formando uma cultura de paz e harmonia. Essa abordagem é bem representada pela descrição 2, que destaca a importância da alteridade e do respeito mútuo. Essa conexão é fundamental para promover sociedades mais coesas e inclusivas, refletindo o objetivo de cultivar a convivência pacífica entre os indivíduos.



Por fim, o pilar "Aprender a fazer" (III) relaciona-se com a capacidade de aplicar conhecimentos de maneira prática e efetiva, que é refletida na descrição 1. Isso envolve a preparação dos indivíduos para enfrentar desafios cotidianos e trabalhar em equipe. Por último, "Aprender a conhecer" (IV) é associado à descrição 3, que destaca a valorização do patrimônio cultural e a busca por um conhecimento mais profundo. Essa organização dos pilares com suas respectivas descrições justifica que a alternativa C é a mais adequada.

Assuntos: Educação e Diversidade, Pedagogia e Didática, Filosofia da Educação

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