Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Na abordagem tradicional da educação, o relacionamento entre o

Atualizado em 18/10/2024

Na abordagem tradicional da educação, o relacionamento entre o professor e o aluno ocorre de forma autoritária. Haja vista que somente o docente é o detentor do conhecimento, hierarquizando não apenas as relações sociais, mas a própria lógica de construção do conhecimento

I) A avaliação é um mecanismo externo ao aluno, que deve ser capaz de reproduzir os ensinamentos do professor de forma fidedigna, o que implica em uma perspectiva de avaliação classificatória, seletiva e excludente.


II) O aluno é compreendido como um destinatário ativo dos conteúdos e saberes do professor.


III) O saber prévio do aluno é desconsiderado desse processo, pois a condução da aprendizagem está centrada na autoridade do professor.

Considerando essa abordagem analise as afirmativas a seguir:


Solução

Alternativa correta: I III. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa I e III é a correta porque ambas refletem as características da abordagem tradicional da educação, que é marcada por um relacionamento autoritário entre o professor e o aluno. A afirmativa I destaca que a avaliação é um mecanismo externo ao aluno, focando em sua capacidade de reproduzir o que foi ensinado. Essa visão enfatiza uma abordagem classificatória e seletiva, onde o sucesso acadêmico depende da memorização e reprodução de informações, sem espaço para a reflexão crítica ou a aplicação prática do conhecimento.



A afirmativa III complementa essa perspectiva ao afirmar que o saber prévio do aluno é desconsiderado. Na abordagem tradicional, a condução da aprendizagem é centrada na autoridade do professor, que é visto como o único detentor do conhecimento. Isso implica que as experiências e os contextos dos alunos não são levados em conta, limitando a relevância do aprendizado e a participação ativa dos alunos no processo educacional.



Por outro lado, a afirmativa II é considerada falsa porque, na abordagem tradicional, os alunos não são vistos como destinatários ativos, mas sim como receptores passivos de informação. Essa passividade resulta em uma dinâmica educacional que não favorece a construção do conhecimento de forma colaborativa, limitando o potencial de engajamento e reflexão crítica dos alunos. Assim, a combinação das afirmativas I e III proporciona uma compreensão clara das limitações da abordagem tradicional da educação.

Assuntos: Pedagogia:, Didática, Sociologia da Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora