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A diretora de uma escola, negou a matrícula de uma

Atualizado em 05/11/2024

A diretora de uma escola, negou a matrícula de uma criança com necessidades especiais, encaminhando-a para um escola pólo, onde conseguiria um atendimento específico para sua deficiência. A família entendeu que, participando das turmas com Atendimento Educacional Especializado (AEE) a criança não precisaria frequentar as aulas na sala regular.

Que afirmativa seria mais adequada para explicar o equívoco na compreensão desta família?

a)Esse atendimento não substitui o ensino nas turmas regulares, ele complementa e é desenvolvido em salas específicas.
b)Esse atendimento é apenas para casos graves de inclusão.
c)Esse atendimento como ocorre no mesmo horário das aulas nas salas regulares precisa ser uma escolha da família.
d)Esse atendimento é obrigatório e não houve equívoco na compreensão da família.
e)A escola agiu de maneira correta para que a criança tenha atendimento exclusivo com especialista, portanto, não há equívoco.


Solução

Alternativa correta: a)Esse atendimento não substitui o ensino nas turmas regulares, ele complementa e é desenvolvido em salas específicas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa a) Esse atendimento não substitui o ensino nas turmas regulares, ele complementa e é desenvolvido em salas específicas é a mais adequada porque reflete corretamente o conceito do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE foi criado para apoiar alunos com deficiência, oferecendo suporte adicional para garantir sua participação no ambiente escolar, mas não substitui o ensino regular. O atendimento especializado é realizado de forma complementar, com o objetivo de ajudar os alunos a superarem barreiras específicas relacionadas à sua deficiência, enquanto continuam a frequentar as aulas regulares, interagindo com seus colegas e desenvolvendo habilidades em conjunto com a turma.



No caso apresentado, a família entendeu erroneamente que o AEE poderia substituir completamente a educação na sala regular. No entanto, de acordo com as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Política Nacional de Educação Especial, os alunos com deficiência têm o direito de ser inclusos nas turmas regulares, com a adaptação necessária e o apoio do AEE. A ideia central da inclusão educacional é que o aluno com deficiência possa participar plenamente do currículo regular, com ajustes e suporte, sem ser isolado em um ambiente separado, a não ser quando realmente necessário.



A compreensão de que o AEE deve ser um complemento e não um substituto das aulas regulares é crucial para garantir a inclusão efetiva do aluno no sistema educacional. Portanto, ao negar a matrícula de um aluno com deficiência e direcioná-lo para um atendimento especializado sem esclarecer esse ponto, a escola cometeu um erro. O AEE deve ser uma estratégia de apoio para facilitar a inclusão e a participação ativa do aluno nas atividades da turma regular, e não uma alternativa isolada que retira a criança do contexto da educação comum.

Assuntos: Educação Inclusiva, Legislação e Políticas Educacionais, Psicologia Educacional

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