Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é
Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é um marco, pois foi quando aconteceu a Reforma João Luiz Alves (conhecida por Lei Rocha Vaz), que possibilitou a criação das escolas noturnas para os adultos. Contudo, vale destacar que o inicio do atendimento à população jovem e adulta se deu através da ação dos movimentos populares e das campanhas de alfabetização, visando à superação do analfabetismo. É somente em 1988, com a Constituição Federal do Brasil que o direito à educação passa a ser entendido como um direito de todos, posteriormente regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/1996.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – No decorrer do século XX, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) organizou campanhas de alfabetização destinadas aos adolescentes e adultos não alfabetizados visando o desenvolvimento do país e a superação do analfabetismo.
II – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN n.º 9.394/96) que a EJA é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria e deve incluir jovens e adultos no processo educacional garantindo-lhes o direito à educação.
III - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional direciona a EJA para aqueles não tiveram acesso aos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”, devendo dar oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do educando, os seus interesses e suas condições de vida e de trabalho.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
a)I, II e III
b)II e III apenas.
c)I e II apenas.
d)I apenas.
e)III apenas.
Solução
Alternativa correta: a)I, II e III. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiramente, a afirmativa I está correta porque, ao longo do século XX, o Brasil enfrentou o problema do analfabetismo, especialmente entre os jovens e adultos. O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) desempenhou um papel importante em campanhas de alfabetização, com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo e promover o desenvolvimento do país. Essas campanhas foram fundamentais para ampliar o acesso à educação, especialmente em um momento em que a inclusão de jovens e adultos na educação formal não era uma prioridade do sistema educacional brasileiro.
A afirmativa II é correta ao afirmar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) reconhece a EJA como uma modalidade da educação básica com identidade própria. A EJA, conforme a LDB, deve garantir aos jovens e adultos o acesso à educação, adaptada às suas necessidades e condições. Isso é uma expansão do conceito de direito à educação, que passou a ser considerado universal, abrangendo todos os cidadãos, independentemente da idade ou do tempo de escolarização perdido.
Por fim, a afirmativa III está também correta, pois a LDB estabelece que a EJA deve ser oferecida àqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio na idade própria. Além disso, a Lei destaca a importância de adaptar o processo educacional, considerando as características e necessidades dos educandos, que muitas vezes têm experiências de vida e responsabilidades de trabalho diferentes dos estudantes mais jovens. O ensino deve ser flexível, respeitando esses aspectos, o que é um ponto central na EJA. Dessa forma, todas as afirmativas se alinham com a realidade da EJA e da legislação brasileira, justificando que a alternativa a) I, II e III é a correta.
Assuntos: História da Educação, Política Educacional, Sociologia ou Educação e Sociedade
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