Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até

Atualizado em 24/06/2024

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.
Associe as colunas relacionando os documentos curriculares nacionais RCNEI, DCNEI e BNCC, com suas respectivas orientações didáticas para o ensino de Natureza e Sociedade:


I.RCNEI

A - As creches e pré-escolas, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas, estabelecerão modos de integração dessas experiências.

II.DCNEI

B – De 0 a 3 anos – o/a professor/a deve providenciar que as crianças sejam livres para explorar o meio, manuseando diferentes tipos de objetos.

De 4 a 6 anos – o/a professor/a deve estimular as crianças com pergunta motivadoras e não apenas explicar. É fundamental se partir dos conhecimentos prévios para a construção do conhecimento. Na experimentação, observação e intração com adultos as crianças aprendem com maior facilidade.
III.BNCC
C - Retoma as DCNEI, em seu Artigo 9º, com os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil nas interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização, pela organização e proposição de experiências que permitam às crianças conhecer a si, ao outro e as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica.

a) I - A; II - B; III - C.
b) I - C; II - B; III - A.
c) I - A; II - C; III - B.
d) I - C; II - A; III - B.
e) I - B; II - A; III - C.


Solução

Alternativa correta: d) I - C; II - A; III - B. De acordo com o gabarito AVA.

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) está associado à afirmativa III - C, pois enfatiza a importância das interações, brincadeiras e experiências para que as crianças construam e se apropriem de conhecimentos. Este documento destaca a organização de experiências que permitam às crianças explorar e aprender sobre si mesmas, sobre os outros e sobre as relações com a natureza e a cultura.

O DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) está relacionado à afirmativa I - A, que menciona a necessidade de as creches e pré-escolas elaborarem suas propostas curriculares de acordo com suas características e identidade institucional. Esse documento incentiva a integração das experiências pedagógicas de acordo com as escolhas coletivas e particularidades de cada instituição.

Por fim, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil está associada à afirmativa II - B. Especificamente, a BNCC destaca a importância de permitir que as crianças, desde os primeiros anos, explorem o meio ambiente e manuseiem diferentes objetos como parte do processo de aprendizagem. Além disso, destaca a necessidade de os professores estimularem a curiosidade das crianças por meio de perguntas motivadoras e de partir dos conhecimentos prévios delas na construção do conhecimento.

Essas associações refletem como cada um dos documentos curriculares nacionais aborda o ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças de acordo com suas faixas etárias e etapas educacionais.

Assuntos: RCNEI - Integração de experiências pedagógicas, DCNEI - Elaboração de propostas curriculares, BNCC - Exploração do meio e estímulo à curiosidade

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