Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década

Atualizado em 24/06/2024

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.

Associe os Conteúdos de Natureza e Sociedade com os documentos curriculares nacionais - RCNEI, DCNEI e BNCC:


I.RCNEI

A - Seres humanos e seres vivos em geral, relações com a natureza, o meio ambiente e a cultura, a partir dos campos de experiência:

O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

II.DCNEI

B – Em seu artigo 9º trata de Eixos e Experiências, tratando de interações, desenvolvimento de autonomia, vivências éticas e estéticas e incentivo à descoberta

III.BNCC

- 0 a 3 anos – atividades que envolvam brincar, contação de histórias, músicas e jogos, no contexto de tradições culturais. Exploração de objetos, formas e cores. Contato com animais. Conhecimento do próprio corpo e reconhecimento de suas próprias habilidades.

De 4 a 6 anos – formação de grupos de trabalho para que conheçam seus contextos sociais e os modos de ser e viver.

Descoberta de lugares e paisagens, seres vivos, fenômenos da natureza e processos de transformação

Alternativas:

a) I - A, II - B, III - C.
b) I - C, II - B, III - A.
c) I - A, II - C, III - B.
d) I - B, II - A, III - C.
e) I - B, II - C, III - A.


Solução

Alternativa correta: a) I - A, II - B, III - C. De acordo com o gabarito AVA.

No RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), os conteúdos de Natureza e Sociedade estão organizados nos campos de experiência que envolvem aspectos como o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Esses campos de experiência abrangem o desenvolvimento integral das crianças, incluindo suas interações com o meio ambiente e a cultura.

O DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), no seu artigo 9º, trata dos Eixos e Experiências que devem ser proporcionados às crianças. Isso inclui promover interações, desenvolver autonomia, vivenciar experiências éticas e estéticas, além de incentivar a descoberta e a exploração do ambiente físico e social.

Já a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especificamente para a Educação Infantil, define competências, habilidades e objetivos de aprendizagem para crianças de 0 a 6 anos. Para crianças de 0 a 3 anos, enfatiza atividades que promovem o brincar, a contação de histórias, músicas, jogos e o contato com tradições culturais, objetos, formas, cores e animais. De 4 a 6 anos, destaca a formação de grupos de trabalho para que as crianças conheçam seus contextos sociais, explorem lugares, paisagens, seres vivos, fenômenos da natureza e processos de transformação.

Essas associações refletem como cada documento curricular nacional aborda os conteúdos de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, destacando aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária.

Assuntos: Campos de experiência no RCNEI, Eixos e experiências no DCNEI, Objetivos de aprendizagem na BNCC para a Educação Infantil

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