Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
“A gestão escolar se assenta sobre a mobilização dinâmica
“A gestão escolar se assenta sobre a mobilização dinâmica do elemento humano, sua energia e talento, coletivamente organizados, voltados para a constituição de ambiente escolar efetivo na promoção de aprendizagem e formação dos alunos.” (LUCK, 2008, p. 27)
A partir da citação e dos estudos sobre a gestão escolar, assinale a alternativa que apresenta a relação ideal entre a gestão e a comunidade escolar:
A) A participação dos membros da comunidade escolar ocorre ao acaso, e, independentemente dos esforços realizados pelos gestores da escola, a relação é naturalmente construída.
B) A aprendizagem dos alunos é uma capacidade individual, por isso as ações da gestão se distanciam da comunidade escolar nas questões pedagógicas.
C) A comunidade escolar deve reagir às ações dos gestores exigindo a melhoria da formação dos alunos, pois esse é o papel da família na escola.
D) As ações integradas e colaborativas dos gestores e da comunidade escolar representam a base de uma gestão participativa em uma escola democrática.
E) O dinamismo das relações entre os membros da comunidade escolar não deve ter a interferência direta do gestor quando se deseja construir uma escola democrática.
Solução
Alternativa correta: D) As ações integradas e colaborativas dos gestores e da comunidade escolar representam a base de uma gestão participativa em uma escola democrática. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa D é a correta porque ela enfatiza a importância da gestão participativa e da colaboração entre gestores e a comunidade escolar no processo educativo. Segundo a citação de Luck (2008), a gestão escolar deve mobilizar as energias e talentos do elemento humano, ou seja, os membros da comunidade escolar — professores, alunos, pais e funcionários — devem estar envolvidos de forma ativa e dinâmica na construção de um ambiente que promova a aprendizagem e a formação dos alunos. Essa colaboração não é algo que ocorre por acaso, mas sim um esforço contínuo que envolve diálogo, participação e o compartilhamento de responsabilidades entre todos os envolvidos.
Uma gestão escolar participativa, como descrita na alternativa D, contribui para o fortalecimento de uma escola democrática. Esse tipo de gestão reconhece que a educação não é responsabilidade apenas dos gestores, mas de todos os atores envolvidos no processo educativo, incluindo os estudantes e suas famílias. Ao envolver a comunidade escolar na tomada de decisões, as ações da escola tornam-se mais alinhadas às necessidades e expectativas de todos, o que resulta em um ambiente escolar mais eficaz na promoção de aprendizagens significativas e no desenvolvimento integral dos alunos.
A alternativa D também reflete a ideia de que uma escola democrática se constrói a partir de relações de confiança e cooperação, e não de hierarquias rígidas ou isolamento entre gestão e comunidade. A participação ativa dos membros da escola, incluindo gestores e comunidade escolar, é crucial para a criação de um ambiente onde todos se sintam responsáveis pela formação dos alunos e pelo sucesso educacional. Por isso, as ações integradas e colaborativas entre gestores e a comunidade são a base para uma gestão escolar eficaz e voltada para a construção de um ambiente de aprendizagem saudável e inclusivo.
Assuntos: Gestão Escolar, Educação e Sociologia da Educação, Pedagogia
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