Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A multidimensionalidade da didática ocorre quando pensamos em um pro

Atualizado em 29/04/2025

A multidimensionalidade da didática ocorre quando pensamos em um processo que envolve a articulação dos três elementos: humano, técnico e político-social. Se focalizarmos nosso planejamento em apenas uma dessas dimensões, o processo será incompleto e, consequentemente, ineficiente.No que se refere à dimensão técnica, implica em o professor.

A)Mobilizar o planejamento e todo seu instrumental para propiciar as melhores condições
de aprendizagem.
B)Refletir sobre a propria prática, efetivando a ação-reflexão-ação.
C)Saber como a educação se desenvolve ao longo da história da educação.
D)Reconhecer o sujeito como mobilizador de todas as ações que pretendam construir o
conhecimento.
E)Conhecer todo o processo de aprendizagem, mesmo que dentro de uma perspectiva
liberal, porque envolve a essência politica.


Solução

Alternativa correta: C)Saber como a educação se desenvolve ao longo da história da educação. De acordo com o gabarito AVA.


Claro! Abaixo está a explicação, em até três parágrafos, do porquê a resposta correta para a pergunta "A multidimensionalidade da didática ocorre quando pensamos em um processo que envolve a articulação dos três elementos: humano, técnico e político-social..." é a alternativa C – Saber como a educação se desenvolve ao longo da história da educação:



A dimensão político-social da didática está diretamente relacionada ao entendimento do papel da educação na sociedade. Isso envolve reconhecer que o ato de ensinar não é neutro, mas sim um processo carregado de intenções, valores e influências históricas. Assim, compreender como a educação se desenvolve ao longo da história permite ao professor enxergar as transformações políticas, sociais e culturais que moldaram (e ainda moldam) as práticas educacionais, ajudando-o a atuar de forma crítica e consciente.



A alternativa C aborda precisamente essa perspectiva ao destacar o conhecimento histórico da educação como ferramenta para atuação docente crítica e contextualizada. Ao refletir sobre os caminhos da educação ao longo do tempo, o professor entende que suas ações em sala de aula estão inseridas em uma realidade maior e que ele também é agente de transformação dentro dessa realidade. Isso faz parte da dimensão político-social da didática.

Assuntos: Didática , História , Filosofia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora