Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Existem alguns documentos internacionais que norteiam a discussão da e

Atualizado em 29/04/2025

Existem alguns documentos internacionais que norteiam a discussão da educação inclusiva até hoje. Um destes documentos, o qual vários países sul americanos são signatários, inclusive o Brasil, foi elaborado na Convenção da Guatemala em 1999. O foco foi a eliminação da discriminação contra as pessoas com deficiência. Esse documento dispõe que as pessoas com deficiência não podem receber tratamentos diferenciados que impliquem exclusão ou restrição ao exercício dos mesmos direitos que as demais pessoas têm. Esses documentos fortaleceram, no âmbito internacional e nacional, o debate sobre o conceito de educação inclusiva.

De acordo com o trecho citado, assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva.

a) A proposta de educação inclusiva, por si só, enseja mudanças na vida da pessoa PAEE e garante a sua posterior inclusão social e no mercado de trabalho
b) Educação inclusiva busca desenvolver ações que propiciem a inclusão e participação de todos os alunos, independentemente das suas limitações, proporcionando o acesso e a permanência de todos os alunos.
c) Educação inclusiva significa que todos os alunos, independentemente de suas condicções sociais, culturais e físicas, frequentem a escola, exclusivamente como espaço de socialização.
d) A educação inclusiva deve contribuir somente para que alunos público alvo da educação especial (PAEE) façam amizades e melhorem suas habilidades de socialização.
e) Educação inclusiva requer que a escola reveja o seu papel social para garantir o processo de ensino-aprendizagemaos alunos PAEE das classes populares.


Solução

Alternativa correta: b) Educação inclusiva busca desenvolver ações que propiciem a inclusão e participação de todos os alunos, independentemente das suas limitações, proporcionando o acesso e a permanência de todos os alunos. De acordo com o gabarito AVA.


b) Educação inclusiva busca desenvolver ações que propiciem a inclusão e participação de todos os alunos, independentemente das suas limitações, proporcionando o acesso e a permanência de todos os alunos.

Explicação:


A educação inclusiva é fundamentada no princípio de que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou qualquer tipo de necessidade específica, devem ter as mesmas oportunidades de aprender, conviver e participar do ambiente escolar com qualidade e equidade. Ela vai além do simples acesso físico à escola — envolve adaptação de currículos, metodologias, avaliação, recursos e formação docente, garantindo não só o ingresso, mas também a permanência e o sucesso escolar.



A Convenção da Guatemala (1999), citada no enunciado, é um marco jurídico na luta contra a discriminação às pessoas com deficiência. A proposta da educação inclusiva está alinhada com os princípios dessa convenção, promovendo a participação ativa e digna dos estudantes na vida escolar e social.

Assuntos: Educação , Legislação , Pedagogia

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