Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A Secretaria de Educação Especial do MEC, considerando a necessidade
A Secretaria de Educação Especial do MEC, considerando a necessidade de colaborar para a formação continuada, publicou o material intitulado “Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais”, visando proporcionar momentos de reflexão e condições para que o professor possa desenvolver sua prática pedagógica, atendendo à diversidade das necessidades apresentadas por seus alunos.
No capítulo “Educação Para Todos” (BRASIL, 2003, p.24), a Secretaria de Educação Especial cita que “o êxito da integração escolar depende, dentre outros fatores, da eficiência no atendimento à diversidade da população estudantil”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: 2003. p.24 Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019.
Nesse sentido, a Secretaria de Educação Especial sugere, nesse documento, para atendimento à diversidade da população estudantil, dentre outras medidas:
style="text-align: justify;">
I. Adotar uma metodologia padrão, para todas as escolas públicas do ensino regular.
II. Reconhecer todos os tipos de capacidades presentes na escola e separar por níveis de capacidade.
III. Sequenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos.
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IV. Elaborar propostas pedagógicas baseadas na integração com os alunos, desde a concepção dos objetivos.
V. Avaliar os educandos numa abordagem processual e emancipadora, em função do seu progresso e do que poderá vir a conquistar.
É correto o que se afirma em
Selecione uma alternativa:
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas
c)I, II e III, apenas.
d)III, IV e V, apenas.
e)I e II, apenas.
Solução
Alternativa correta: a)II, III e IV, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta para a questão é a a) II, III e IV, apenas, pois ela reflete as medidas propostas no documento da Secretaria de Educação Especial que visam o atendimento à diversidade dos alunos na educação inclusiva. Vamos analisar cada uma das afirmações que compõem essa alternativa:
A afirmação II (“Reconhecer todos os tipos de capacidades presentes na escola e separar por níveis de capacidade”) faz parte da ideia de identificar e respeitar a diversidade de capacidades e necessidades dos alunos. A inclusão não significa homogeneizar o ensino, mas reconhecer que cada aluno possui potencialidades e desafios diferentes. O papel da escola é adaptar-se para atender essas diversidades sem excluir ou isolar os alunos.
A afirmação III (“Sequenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos”) é uma das premissas da educação inclusiva. Cada aluno possui um ritmo próprio de aprendizado e, para que todos tenham acesso ao conteúdo, é necessário um planejamento pedagógico que respeite essa individualidade. Isso garante que o ensino seja significativo para todos, respeitando suas diferenças de desenvolvimento.
Assuntos: Educação , Psicologia , Pedagogia
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