Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

O processo de pensar e agir, por parte dos professores é uma das

Atualizado em 18/02/2025

O processo de pensar e agir, por parte dos professores é uma das tarefas mais exigidas durante toda a formação, pois uma das ações que é extremamente realizada no decorrer do processo é compreender o que está funcionando ou não na própria prática pedagógica. Digamos que essa ação tem nome e sobrenome e está intimamente ligada a reflexão. Desse modo, entende-se que quando o professor faz o movimento de parar, pensar, dialogar e assim decidir como será o desenvolvimento das tarefas e/ou atividades, garante que suas práticas estejam em consonância com o pensar educativo, ou seja, ele mesmo fará o processo reflexivo e com isso, poderá conduzir e trazer melhores condições de apresentar o conhecimento (DEWEY, 1979).

A partir do texto acima é possível destacar que o professor desenvolve alguns movimentos importantes em sua ação. Marque a opção que atende:

Alternativas:

a)Parar, pensar e dialogar é um dos caminhos para atender melhor a demanda escolar.
b)Parar, escutar e fazer é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar.
c)Parar, refletir e agir é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar.
d)Parar, mover e esperar é uma das possibilidades que o professor pode desenvolver na formação.
e)Parar, ouvir e fazer é uma das possibilidades que o professor pode desenvolver na formação


Solução

Alternativa correta: c)Parar, refletir e agir é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c) "Parar, refletir e agir é um dos caminhos para atender melhor o contexto escolar" é a mais adequada porque está diretamente alinhada com as ideias de John Dewey sobre a importância da reflexão no processo educativo. Dewey destaca que o ato de "parar e refletir" permite que o professor examine suas práticas pedagógicas, reconhecendo o que pode ser melhorado ou ajustado para atender melhor os alunos. Essa reflexão não deve ser algo isolado, mas um movimento contínuo, onde o docente analisa sua ação e o impacto que ela tem no aprendizado dos estudantes.



A reflexão é um processo essencial para que o professor compreenda e reajuste suas práticas, garantindo que elas estejam sempre em consonância com as necessidades dos alunos e com os objetivos educacionais. Após a reflexão, o próximo passo é "agir", ou seja, o professor deve aplicar o conhecimento adquirido através da reflexão para melhorar sua atuação em sala de aula, ajustando suas estratégias, metodologias e abordagens pedagógicas.



Esse ciclo de parar, refletir e agir é um caminho contínuo e fundamental no desenvolvimento da prática pedagógica do professor, pois permite que ele se torne cada vez mais consciente de suas escolhas e decisões no contexto escolar. Através desse processo reflexivo, o docente tem a capacidade de melhorar suas habilidades e oferecer um ensino mais eficaz e adequado às necessidades de seus alunos.

Assuntos: Pedagogia, Psicologia da Educação, Didática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora