Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Ao explicar o movimento gerador da realidade, Hegel desenvolve uma dia

Atualizado em 31/03/2025

Ao explicar o movimento gerador da realidade, Hegel desenvolve uma dialética idealista: a racionalidade não é mais um modelo a se aplicar, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. Na Filosofia do Direito, Hegel diz que o mundo é a manifestação da ideia: “o real é racional e o racional é real”. A verdade, nesse caso, deixa de ser um fato para ser um resultado do desenvolvimento do espírito. (ARANHA, 2009, p. 186).

De acordo com o texto acima e com seus conhecimentos sobre Hegel, assinale a resposta correta.

Escolha uma:

A) De acordo com Hegel, a filosofia é a ciência que estuda os espíritos.
B) Na Filosofia do Direito, Hegel nega a associação entre real e racional.
C) O pensamento de Hegel se baseia na dialética e no idealismo. Correto
D)A teoria de Hegel envolve o ensino da oratória.
E)Para Hegel a verdade consiste em um fato.


Solução

Alternativa correta: C) O pensamento de Hegel se baseia na dialética e no idealismo. De acordo com o gabarito AVA.


A resposta correta é a alternativa c porque o pensamento de Hegel é essencialmente baseado no idealismo dialético. Para Hegel, a realidade e a razão estão interligadas de maneira profunda. A ideia de que "o real é racional e o racional é real" significa que a realidade não é algo puramente externo e independente da razão, mas sim que a realidade se desenvolve de acordo com princípios racionais. O movimento do mundo, para Hegel, é o desenvolvimento da razão ao longo do tempo, e esse processo de evolução ocorre por meio da dialética.



A dialética em Hegel envolve a interação de opostos (tese, antítese e síntese), que leva à superação das contradições e ao avanço do pensamento e da realidade. Essa abordagem é característica do idealismo, no qual a realidade não é algo dado de forma fixa, mas é algo que se desenvolve a partir das ideias e do espírito humano. Hegel argumenta que o espírito (ou razão) se manifesta no mundo, e sua evolução ao longo da história reflete o avanço da racionalidade e da liberdade humana.



Portanto, a alternativa c está correta porque reflete a base do pensamento hegeliano, que é dialético (baseado na interação de contradições) e idealista (onde a razão ou o espírito são fundamentais para a formação da realidade). As outras alternativas estão incorretas, pois não abordam adequadamente esses conceitos centrais do sistema filosófico de Hegel.

Assuntos: Filosofia, História , Conhecimento

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora