Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

As orientações curriculares para o ensino de LE no ensino médio

Atualizado em 23/10/2024

As orientações curriculares para o ensino de LE no ensino médio possuem o objetivo de promover a reflexão sobre a função de ensinar LE para esse público, além de ressaltar a relevância e importância da aprendizagem de LE;
reforçar o conceito de cidadania e como o ensino de LE abarca essa noção;
compartilhar as teorias sobre a linguagem e suas novas tecnologias (multimodalidade, multiletramentos, hipertexto) e trazer sugestões sobre a prática do ensino de LE.

Com base no documento que traz as orientações curriculares para o ensino médio, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A LE tem um papel importante na formação de estudantes jovens e adultos, ampliando a compreensão do mundo em que se vive, refletindo sobre ele e empoderando o indivíduo para agir sobre esse mundo, promovendo mudanças, fazendo a diferença.
( ) O ensino de LE para jovens e adultos desempenha, também, uma função interdisciplinar, promovendo a consciência sobre a realidade social, política e econômica, construindo a noção de cidadania.
( ) O ensino de LE não traz nenhuma menção nas orientações curriculares sobre o debate da exclusão no ensino.
( ) Os professores de LE, segundo os documentos, precisam utilizar a língua-alvo o tempo todo, para promover uma imersão na LE.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:

a) V – V – F – F.
b) F – F – V – V.
c) V – F – V – F.
d) V – F – V – V.
e) V – V – V – F.


Solução

Alternativa correta: A) V – V – F – F.

(V) A primeira afirmativa está correta, pois o ensino de Língua Estrangeira (LE) contribui para a formação cidadã dos estudantes, permitindo uma compreensão mais ampla do mundo e capacitando-os para atuar de maneira consciente e transformadora.
(V) A segunda afirmativa é verdadeira, uma vez que o ensino de LE possui uma função interdisciplinar, auxiliando na construção de uma visão crítica sobre aspectos sociais, políticos e econômicos, fortalecendo a cidadania.
(F) A terceira afirmativa é falsa, pois as orientações curriculares reconhecem e discutem a importância de lidar com questões de exclusão social e acesso à educação, inclusive no ensino de LE.
(F) A quarta afirmativa é falsa, já que os documentos orientam que a prática de ensino de LE pode incluir o uso da língua materna para facilitar o aprendizado e compreensão, e não exigem uma imersão total na língua-alvo.

Assuntos: Ensino de Língua Estrangeira

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora