Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Avaliar a aprendizagem é uma atividade intencional e deve ser, como
Avaliar a aprendizagem é uma atividade intencional e deve ser, como todo o processo de ensino, planejada pelo professor. Parte do planejamento da avaliação envolve a definição de critérios para avaliar. Tais critérios devem levar em consideração:
I – Rigor junto aos alunos, porque avaliar demanda que o professor se utilize desse atributo na elaboração dos critérios.
II – Os critérios de avaliação devem estar relacionados com a função que a avaliação desempenha, para que sejam coerentes com o uso que se pretende fazer dos resultados.
III - Os critérios de avaliação serão definidos, em um primeiro momento, a partir dos objetivos estabelecidos para o ensino no planejamento didático.
IV - Os critérios de avaliação são os referenciais, os parâmetros, os norteadores da aprovação ou reptovação do aluno.
V – Os critérios de avaliação servem para a amparar a atribuição dos resultados aos alunos, aos professores, à escola e às famílias dos estudantes.
Com relação aos critérios de avaliação da aprendizagem, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)Apenas I, III, IV.
b)Apenas II, III, V.
c)Apenas II, III, IV.
d)Apenas II, IV, V.
e)Apenas I, II, IV.
Solução
Alternativa correta: b)Apenas II, III, V. De acordo com o gabarito AVA.
A sentença II está correta ao afirmar que os critérios de avaliação devem ser relacionados à função da avaliação. Isso significa que, dependendo da função da avaliação — seja formativa, diagnóstica ou somativa —, os critérios de avaliação devem ser definidos de maneira que atendam a essa finalidade. A coerência entre o objetivo da avaliação e os critérios é essencial para que o processo de avaliação seja significativo e útil.
A sentença III também está correta, pois reforça que os critérios de avaliação devem ser definidos a partir dos objetivos de aprendizagem estabelecidos no planejamento didático. Essa relação é fundamental, pois os critérios devem refletir o que se espera que o aluno aprenda e o que ele precisa demonstrar para atingir os objetivos do ensino.
Já a sentença V destaca que os critérios de avaliação servem para orientar o processo de atribuição dos resultados aos alunos, professores, escolas e famílias, o que é verdade, pois os critérios de avaliação não só ajudam a julgar o desempenho dos alunos, mas também fornecem informações essenciais para todos os envolvidos no processo educacional.
Assuntos: Didática, Psicologia da Educação, Avaliação Educacional
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