Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O estudo das funções psicológicas superiores, realizado pela
O estudo das funções psicológicas superiores, realizado pela psicologia infantil, requer que se considere a pré-história de tais funções, das raízes biológicas e das formas culturais básicas do comportamento. Para tanto, Vigotski (2001b, v. 3, p. 18) afirma que é na idade de bebê que se torna possível tal investigação, por ser neste período do desenvolvimento infantil, momento em que são identificadas a influência do emprego de ferramentas e a apropriação da linguagem humana. Fonte: BERNARDES, M. E. M. ; ASBAHR, F. F. S. Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Perspectiva, v. 25, n. 2, p. 315-342, 2007. . Considerando o texto e as informações sobre as funções psicológicas superiores, avalie as afirmativas: I. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre como comportamento individual, limitada a ordem biológica. II. As funções psicológicas superiores são educáveis, porém não depende da realidade social da criança para ser melhor desenvolvida. III. As funções psicológicas superiores quando não acontece de maneira satisfatória, é sinal que a criança não vivenciou de maneira positiva a influência do meio ambiente. IV. As funções psicológicas superiores são caracterizadas pela mediação semiótica, ou seja, pela presença de símbolos e signos, e são constituídas por meio das interações socioculturais
É correto o que se afirma em
A) II e III, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas
Solução
Alternativa correta: B) III e IV, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a B) III e IV, apenas, porque as afirmativas III e IV estão de acordo com a teoria de Vigotski sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que enfatiza a interação social e cultural. Segundo Vigotski, essas funções não se desenvolvem de maneira isolada ou apenas a partir de processos biológicos, mas sim através de mediações sociais, como a linguagem e o uso de ferramentas simbólicas.
A afirmativa III está correta porque, segundo Vigotski, se as funções psicológicas superiores não se desenvolvem de maneira adequada, isso pode ser um reflexo da falta de interação social e experiências culturais enriquecedoras. O ambiente social tem um papel fundamental nesse processo, e a ausência de estímulos apropriados pode afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo da criança.
A afirmativa IV também é correta, pois a mediação semiótica, que envolve o uso de símbolos e signos (como a linguagem), é essencial para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Essas funções se formam através das interações socioculturais, ou seja, a criança adquire e internaliza os conhecimentos e habilidades por meio da comunicação e do aprendizado com os outros em seu ambiente social. Isso é fundamental para a perspectiva vigotskiana, que considera a cultura e a sociedade como agentes formadores do desenvolvimento cognitivo.
Assuntos: Psicologia, Pedagogia, Filosofia
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