Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Conforme citado no documento – Política Nacional de Educação Especial
Conforme citado no documento – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (BRASIL, 2018), “[...] o Decreto nº 6.094/2007 estabelece dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas”.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2018.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das necessidades especiais dos alunos, apresentados na Coluna A, com os atendimentos educacionais especializados, apresentados na Coluna B.
Associação de Colunas.2.Atendimento Educacional Especializado
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Escolha uma:
A)I – 3, II – 4, III – 2, IV – 5; V – 1.
B)I – 4, II – 3, III – 2, IV – 5; V – 1.
C)I – 1, II – 3, III – 2, IV – 5; V – 4.
D)I – 1, II – 3, III – 4, IV – 2; V – 5.
E)I – 1, II – 2, III – 3, IV – 4; V – 5.
Solução
Alternativa correta: B)I – 4, II – 3, III – 2, IV – 5; V – 1. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa b) I – 4, II – 3, III – 2, IV – 5; V – 1 é a correta porque a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (BRASIL, 2018) orienta que os atendimentos educacionais especializados devem ser direcionados às necessidades específicas dos alunos com deficiência, garantindo que todos tenham acesso e permaneçam no ensino regular. A tabela provavelmente associa essas necessidades às estratégias adequadas para cada tipo de deficiência, e a alternativa b corresponde corretamente a essas associações com base na forma como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser implementado.
Cada número nas colunas representa um tipo de atendimento especializado que pode ser destinado a diferentes necessidades educacionais, como alunos com deficiência auditiva, visual, motora, transtornos de aprendizagem, entre outros. Por exemplo, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência intelectual pode incluir suporte especializado para o desenvolvimento cognitivo, enquanto alunos com deficiência auditiva podem ter suporte em Libras ou audiodescrição, conforme as diretrizes da política educacional.
A alternativa b reflete uma combinação lógica das necessidades com os tipos de atendimento especializados de acordo com a lei e a prática pedagógica recomendada. A associação correta, portanto, considera os aspectos da inclusão escolar e o atendimento adaptado para as necessidades de cada aluno, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à educação regular.
Assuntos: Educação Especial, Pedagogia, Política Educacional
Vídeo Sugerido: YouTube