Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Conforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL,

Atualizado em 07/02/2025

Conforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, "Patrícia Rodrigues de Campos Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que ouviu muito "não" até conseguir matricular o filho em uma escola de ensino regular. Patrícia conta que escutou "diversas desculpas": "não estamos preparados para recebê-lo"’, "aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso", "ele usa cadeira de rodas?", "só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional para cuidar dele por fora". MONZANI, Mariana. Educação: Ouvi muito "não" até conseguir matricular meu filho, conta mãe de menino autista. UOL: São Paulo, 30 set.2012. Disponível em: < https://bit.ly/2GvtLFY >. Acesso em: 8 fev. 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir. I. As escolas não são obrigadas a matricular aluno cadeirante, caso elas não possuam infraestrutura adequada, como, por exemplo, rampa de acesso às salas de aula, ao invés de escadas. II. A rede pública de ensino deve cobrar dos pais pela contratação do profissional que irá cuidar pessoalmente do filho com deficiência, pois a escola já oferece o professor para atender a todos os alunos em sala de aula. III. Pessoa autista deve estudar em escola especializada e não em escola de ensino regular. IV. A escola é um direito de todos, seja em situação de inclusão ou não.

É correto o que se afirma em Alternativas:

a) III e IV apenas.
b) IV apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III apenas.
e) II, III e IV apenas.


Solução

Alternativa correta: b) IV apenas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa b) IV apenas é a correta porque, entre as afirmativas, apenas a afirmação IV está de acordo com os princípios de inclusão educacional garantidos pela legislação brasileira. A Constituição Federal e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) asseguram que a educação é um direito fundamental para todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência. Isso significa que a escola deve ser acessível a todos, independentemente da situação de inclusão, e a recusa de matrícula com base na deficiência do aluno é ilegal.



As demais afirmativas estão incorretas. A afirmação I está equivocada, pois as escolas são obrigadas a oferecer acessibilidade para estudantes com deficiência, como cadeirantes, sem usar a falta de infraestrutura como justificativa para recusar a matrícula. A afirmação II também é incorreta, pois a rede pública de ensino deve prover todos os recursos necessários para o atendimento ao aluno com deficiência, sem que os pais precisem pagar por serviços adicionais, como a contratação de profissionais para cuidados específicos.



Por fim, a afirmação III está errada, pois a legislação brasileira defende a inclusão de alunos autistas em escolas regulares, com as adaptações necessárias, ao invés de serem direcionados exclusivamente para escolas especializadas. A inclusão é vista como uma forma de garantir o direito de todas as crianças, independentemente de suas condições, de aprenderem em ambientes educativos regulares. Por isso, a alternativa correta é b) IV apenas.

Assuntos: Educação Inclusiva, Legislação Educacional, Psicologia Educacional

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