Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Considerando o respeito e a valorização da diversidade, é importante

Atualizado em 23/06/2024

Considerando o respeito e a valorização da diversidade, é importante que o professor da Educação Infantil desenvolva tarefas pedagógicas nas quais os alunos possam abordar práticas culturais de diversas origens, passando a respeitar suas raízes culturais. Nessa direção, e com base na matriz africana e afro-brasileira, podem ser propostos três grandes eixos para o ensino de ciências: a oralidade, a ancestralidade e a corporeidade.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das distintas tarefas descritas na Coluna A com os três eixos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
1. Eixo oralidade.
2. Eixo ancestralidade
3. Eixo corporeidade

COLUNA B

I. Contar e discutir com os alunos histórias e contos que narrem as visões da origem da vida segundo a matriz africana.
II. Propor aos a realização de danças próprias da matriz africana tais como a capoeira.
III. Convidar aos avôs dos alunos para que lhes ensinem algumas práticas nas quais sejam expertos.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas:

a) I – 1; II – 3; III – 2.
b) I – 2; II – 1; III – 3.
c) I – 3; II – 1; III – 2.
d) I – 3, II – 2; III – 1.
e) I – 1; II – 2; III – 3.


Solução

Alternativa correta: a) I – 1; II – 3; III – 2. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta é a alternativa a) I – 1; II – 3; III – 2 porque essa combinação associa corretamente as tarefas pedagógicas descritas na Coluna A aos eixos propostos para o ensino de ciências na Educação Infantil, conforme a matriz africana e afro-brasileira.

No eixo da oralidade (1), a tarefa descrita é contar e discutir histórias e contos que narram visões da origem da vida segundo a matriz africana. Esse tipo de atividade valoriza as tradições culturais transmitidas oralmente, promovendo o respeito e a compreensão das raízes culturais dos alunos.

No eixo da corporeidade (3), a atividade proposta é a realização de danças próprias da matriz africana, como a capoeira. Este eixo enfatiza a expressão corporal e a prática de atividades físicas que são parte integrante da cultura afrodescendente, promovendo não apenas a valorização cultural, mas também o desenvolvimento motor e a interação social dos alunos.

No eixo da ancestralidade (2), a tarefa é convidar os avôs dos alunos para ensinarem práticas nas quais são especialistas. Essa atividade visa estabelecer conexões diretas com as gerações mais antigas, valorizando o conhecimento tradicional e proporcionando um entendimento mais profundo das tradições familiares e comunitárias.

Assim, a associação correta entre as tarefas da Coluna A e os eixos da Coluna B promove uma abordagem pedagógica inclusiva e respeitosa da diversidade cultural na Educação Infantil.

Assuntos: Matriz africana e afro-brasileira na educação, Eixos de ensino de ciências na Educação Infantil, Valorização da diversidade cultural

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora