Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), as instituições de Educação Infantil devem garantir a todas as crianças vivências e experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança [...] (BRASIL, 2009, p. 27).
Considerando o papel das experiências para o desenvolvimento infantil, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
A construção social de ____________ pela criança pequena depende das situações criadas pelos parceiros mais experientes para mediar suas ____________. Em outras palavras, nas interações cotidianas os parceiros emprestam à criança sua forma de selecionar e relacionar elementos, seu modo de explicar algo, recorrendo a uma fala que inclui descrições ou hipóteses, até que a própria ____________ crie um modo autônomo de apreender a tarefa comunicativa e responder as suas perguntas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) brincadeiras / expectativas / creche.
b) conhecimentos / aprendizagens / criança.
c) ações / artes / escola.
d) brinquedos / falas / família.
e) amizades / dúvidas / educação.
Solução
Alternativa correta: b) conhecimentos / aprendizagens / criança. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiramente, o termo "conhecimentos" na primeira lacuna é adequado porque descreve o processo de aquisição de informações e habilidades que a criança desenvolve a partir das interações sociais e experiências oferecidas pelos parceiros mais experientes, como professores e cuidadores. Esses parceiros ajudam a mediar e facilitar o acesso a novos conhecimentos.
Em segundo lugar, "aprendizagens" na segunda lacuna é a escolha correta porque se refere ao processo contínuo de aquisição de conhecimento, onde a criança, ao interagir com os parceiros mais experientes, internaliza novas informações e habilidades, expandindo sua compreensão do mundo ao seu redor.
Finalmente, "criança" na terceira lacuna faz sentido porque é a criança quem, a partir dessas interações, começa a desenvolver sua própria maneira de compreender e responder às situações, alcançando uma forma autônoma de apreender e comunicar-se, o que é essencial para seu desenvolvimento integral.
Assuntos: Desenvolvimento infantil, Interações sociais, Educação Infantil
Vídeo Sugerido: YouTube