Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Desde o final do século XVIII, com o filósofo alemão Immanuel Kant
Desde o final do século XVIII, com o filósofo alemão Immanuel Kant, passou-se a considerar que a Filosofia, durante todos os séculos anteriores, tivera uma pretensão irrealizável. Que pretensão fora essa? A de que nossa razão pode conhecer as coisas tais como são em si mesmas. Esse conhecimento da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas chama-se metafísica. Kant negou que a razão humana tivesse tal poder de conhecimento e afirmou que só conhecemos as coisas tais como são organizadas pela estrutura interna e universal de nossa razão, mas nunca saberemos se tal organização corresponde ou não à organização em si da própria realidade. Deixando de ser metafísica, a Filosofia se tornou o conhecimento das condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro enquanto conhecimento possível para os seres humanos racionais.A Filosofia tornou-se uma teoria do conhecimento, ou uma teoria sobre a capacidade e a possibilidade humana de conhecer, e uma ética, ou estudo das condições de possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever. (CHAUÍ, 2000, p. 65).
Chaui (2000) traz alguns apontamentos sobre as ideias do filósofo Immanuel Kant. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) Para Kant, a Filosofia deixa de Metafísica e passa a ser a teoria do conhecimento.
b) Kant aponta a Filosofia como Metafísica.
c) A metafísica, segundo Kant, é a teoria do conhecimento.
d) A teoria do conhecimento envolve a Filosofia e outros aspectos.
e) Kant concordou que a Filosofia tinha o poder do conhecimento de todas as coisas em si mesmas e, por isso, consistia na metafísica.
Solução
Alternativa correta: a) Para Kant, a Filosofia deixa de Metafísica e passa a ser a teoria do conhecimento. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Assuntos: Filosofia de Kant
Vídeo Sugerido: YouTube