Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares

Atualizado em 06/01/2025

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares Nacional (RCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tantos outros documentos normativos objetivam orientar a organização dos currículos em todo território nacional. A partir destas propostas o professor e a instituição que representa devem organizar suas ações. Nenhum documento apresenta lista de conteúdos, mas sim, aprendizagens, ações e considerações sobre a criança em desenvolvimento, que devem ser consideradas.

A partir das informações presentes nos diferentes documentos normativos citados como exemplos, podemos afirmar que:

a)Entre as propostas está a alfabetização de todas as crianças até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental.
b)A BNCC traz como foco as aprendizagens enquanto direito, para todos os estudantes do país.
c)As DCNs e RCNs elencam as competências e habilidades que devem ser trabalhadas ao longo da Educação Básica.
d)As RCNs estabelecem competências gerais onde temos medidas comportamentais sendo colocadas em prática.
e)As DCNs tratam, especificamente, das práticas alfabetizadoras que precisam ser organizadas nas escolas.


Solução

Alternativa correta: b)A BNCC traz como foco as aprendizagens enquanto direito, para todos os estudantes do país. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa b é correta porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que as aprendizagens essenciais são um direito de todos os estudantes do país, independentemente da região onde vivem ou das características da escola. O documento tem como objetivo garantir que todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, tenham acesso ao mesmo conjunto de aprendizagens fundamentais, estabelecendo um currículo comum para todas as escolas do Brasil. A BNCC assegura que as competências e habilidades essenciais para a formação dos estudantes sejam atendidas, considerando as especificidades de cada etapa da educação básica.



Além disso, a BNCC enfatiza a ideia de que a aprendizagem não deve ser vista como uma obrigação ou algo a ser imposto, mas como um direito dos alunos, com foco em promover uma educação equitativa e de qualidade para todos. Esse conceito se desvia de documentos anteriores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os Referenciais Curriculares Nacionais (RCNs), que, embora também focados no desenvolvimento de competências, não apresentaram de forma tão clara essa perspectiva do direito universal à aprendizagem.



Portanto, a alternativa b está correta porque reflete o principal princípio da BNCC: garantir que todos os estudantes, em qualquer parte do país, tenham o direito de aprender as competências e habilidades fundamentais que vão orientá-los em sua formação cidadã e intelectual, como uma base comum para todos os sistemas educacionais no Brasil.

Assuntos: Política e Gestão Educacional, Currículo e Didática, Direitos Educacionais e Inclusão

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