Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

"A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção

Atualizado em 08/01/2025

"A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção profissional, exige-lhe que reflita sobre as conceções e valores subjacentes às finalidades da sua prática: papel profissional, imagem de criança, o que valoriza no que as crianças sabem e fazem e no modo como aprendem. Esta intencionalidade permite-lhe atribuir sentido à sua ação, ter um propósito, saber o porquê do que faz e o que pretende alcançar".



Com base no significado da intencionalidade educativa (ou pedagógica), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A intencionalidade educativa é diretamente ligada ao plano de aula, sendo ele o principal instrumento do professor para atingir os conteúdos estipulados no currículo escolar, bem como o livro didático.



PORQUE



II. O professor deve agir com base em suas reflexões construídas no cotidiano escolar, sobretudo com apoio das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC, focando sua atuação de maneira rigorosa, buscando seguir cada etapa na execução das atividades e cumprimento dos conteúdos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.


Solução

Alternativa correta: c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. De acordo com o gabarito AVA.


A asserção I afirma que a "intencionalidade educativa está diretamente ligada ao plano de aula, sendo ele o principal instrumento do professor para atingir os conteúdos estipulados no currículo escolar, bem como o livro didático". Esta proposição é verdadeira porque o plano de aula e o livro didático são ferramentas essenciais na prática pedagógica, ajudando o professor a planejar, organizar e implementar o conteúdo. A intencionalidade educativa também está refletida no modo como o professor utiliza esses instrumentos para alcançar os objetivos educacionais, não sendo algo automático, mas um processo intencional de ação.



Por outro lado, a asserção II diz que "o professor deve agir com base em suas reflexões construídas no cotidiano escolar, com apoio das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC, focando sua atuação de maneira rigorosa, buscando seguir cada etapa na execução das atividades e cumprimento dos conteúdos". Esta proposição é falsa porque, embora seja importante que o professor se baseie na BNCC e na reflexão sobre sua prática, a ideia de que ele deve seguir de maneira "rigorosa" cada etapa do currículo sem flexibilidade não é a melhor forma de pensar a intencionalidade educativa. A prática pedagógica exige adaptação, flexibilidade e atenção ao desenvolvimento e às necessidades dos alunos, não uma execução estrita e mecânica do currículo.



Portanto, a alternativa correta é c, pois a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa, visto que a intencionalidade educativa envolve mais do que uma aplicação rígida do currículo. Ela exige flexibilidade e reflexão constante sobre as necessidades dos alunos e o contexto escolar.

Assuntos: Teorias da Educação e Pedagogia, Currículo e Planejamento Escolar, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora