Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Leia o trecho a seguir. “Ao atribuir aos indivíduos esperanças de

Atualizado em 24/05/2024

Leia o trecho a seguir.

“Ao atribuir aos indivíduos esperanças de vida escolar estritamente dimensionadas pela sua posição na hierarquia social, e operando uma seleção que – sob as aparências da equidade formal – sanciona e consagra as desigualdades reais, a escola contribui para perpetuar as desigualdades, ao mesmo tempo em que as legitima. Conferindo uma sanção que se pretende neutra, e que é altamente reconhecida como tal, as aptidões socialmente condicionadas que trata como desigualdades de ‘dons’ ou de mérito, ela transforma as desigualdades de fato em desigualdades de direito, as diferenças econômicas e sociais em ‘distinção de qualidade’, e legitima a transmissão da herança cultural” (BOURDIEU, 1999).

De acordo com as reflexões de Pierre Bourdieu sobre a escola, complete as lacunas a seguir.

Para Bourdieu a _______________ é arbitrária e está vinculada à classe social dominante. Assim, a legitimidade da autoridade pedagógica não se dá por uma ____________ autêntica e sim pela aparência de neutralidade. Um _____________, onde a autoridade reside justamente em não se apresentar como vinculada a qualquer classe social.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) cultura escolar - neutralidade - poder social.
b) avaliação escolar - neutralidade - poder social.
c) cultura escolar - neutralidade - poder simbólico.
d) avaliação escolar - qualificação - poder simbólico.
e) avaliação escolar - neutralidade - poder simbólico.


Solução

Alternativa correta: c) cultura escolar - neutralidade - poder simbólico. De acordo com o gabarito AVA.

Para Pierre Bourdieu, a escola desempenha um papel crucial na perpetuação das desigualdades sociais ao operar uma seleção que, sob a aparência de equidade formal, sanciona e legitima as desigualdades reais. A escola, ao conferir uma sanção que pretende ser neutra, acaba legitimando as desigualdades sociais existentes como diferenças de mérito ou de “dons”. Isso transforma desigualdades econômicas e sociais em distinções de qualidade, reforçando a transmissão da herança cultural da classe dominante.

A alternativa c) está correta porque ela se alinha com a análise crítica de Bourdieu sobre o papel da cultura escolar na perpetuação das desigualdades. A cultura escolar é considerada arbitrária e vinculada aos interesses da classe dominante, e a legitimidade da autoridade pedagógica não se baseia em uma neutralidade autêntica, mas na aparência de neutralidade. Esse poder simbólico da escola reside em sua capacidade de mascarar sua ligação com as desigualdades sociais, apresentando-se como uma instituição imparcial.

Portanto, segundo Bourdieu, a escola exerce um poder simbólico que dissimula sua vinculação à classe social dominante, perpetuando e legitimando as desigualdades sociais sob o manto de uma suposta neutralidade. A cultura escolar, dessa forma, atua como um mecanismo que contribui para a reprodução social, convertendo diferenças sociais e econômicas em distinções reconhecidas como legítimas dentro do sistema educacional.

Assuntos: Reprodução Social nas Escolas, Neutralidade Aparente da Educação, Poder Simbólico na Educação

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