Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Na Educação Infantil as crianças devem participar de atividades que
Na Educação Infantil as crianças devem participar de atividades que envolvam o uso social e real da escrita, como por exemplo, a leitura coletiva dos bilhetes que vão para a casa; a produção de um convite para um evento da escola; entre outros, pois isso sem forçar a alfabetização. As práticas educativas devem ser lúdicas e envolventes, lembrando que a primeira expressão gráfica da criança não é a escrita em si e sim o desenho infantil.
Considerando as práticas educativas ligadas a expressão infantil enquanto um direito de aprendizagem desde a Educação Infantil, analise as afirmações a seguir.
I - A Educação Infantil deve trabalhar com práticas culturais que tenham a ver com a leitura, com a escrita, mas sem a preocupação de antecipar a alfabetização.
II - Na Educação Infantil devemos proporcionar contextos educacionais onde o desenho como expressão gráfica, a leitura de livros infantis e demais materiais impressos e com imagens estejam acessíveis a todas as crianças, ampliando seu repertório.
III - É preciso proporcionar às crianças o contato, a interação, o encantamento, a descoberta da leitura e da escrita, por meio de práticas pedagógicas que estimulem e garantam o direito das crianças de interagir com a cultura letrada.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
a) I, II e III.
b) II e III apenas.
c) I e II apenas.
d) I apenas.
e) III apenas.
Solução
Alternativa correta: a) I, II e III. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiramente, a afirmativa I reconhece a importância de trabalhar com práticas culturais ligadas à leitura e à escrita sem a pressão de alfabetizar as crianças precocemente. Essa abordagem respeita o desenvolvimento natural da criança e entende que a Educação Infantil é um espaço de preparação para a alfabetização, onde o contato com a linguagem escrita deve ser explorado de forma lúdica e significativa.
Em segundo lugar, a afirmativa II enfatiza a importância de proporcionar contextos educacionais ricos em materiais impressos e estímulos visuais, como livros e desenhos. Esses recursos ampliam o repertório cultural e cognitivo das crianças, ajudando-as a desenvolver uma compreensão inicial da função social da escrita e a expressar-se através do desenho, que é a primeira forma de representação gráfica.
Por fim, a afirmativa III complementa as anteriores ao destacar a necessidade de criar práticas pedagógicas que encantem e envolvam as crianças com a leitura e a escrita. Isso garante que as crianças tenham o direito de interagir com a cultura letrada de forma prazerosa e significativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas de maneira natural e respeitosa com seu ritmo de aprendizagem.
Assuntos: Educação Infantil e Letramento, Desenvolvimento Gráfico e Desenho Infantil, Práticas Pedagógicas Lúdicas
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