Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O planejamento é um processo reflexivo que antecipa a intervenção na
O planejamento é um processo reflexivo que antecipa a intervenção na realidade. Enquanto docentes é preciso considerar a realidade do nosso aluno e o contexto no qual está inserido.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O planejamento deve ser flexível e adaptado à realidade de nossos alunos.
( ) O planejamento uma vez elaborado não deve apresentar alterações.
( ) O planejamento tem como objetivo orientar e aprimorar a função docente e gestora em termos didáticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A) V - V - F.
B) F - V - V.
C) F - V - F.
D) V - F - F.
E) V - F - V.
Solução
Alternativa correta: C) F - V - F. De acordo com o gabarito AVA.
Primeira afirmativa (F): O planejamento deve ser flexível e adaptado à realidade de nossos alunos. Esta afirmativa é falsa porque a flexibilidade no planejamento não significa que ele deva ser feito sem planejamento prévio. Pelo contrário, o planejamento deve ser adequado às necessidades e características dos alunos, mas sempre com um direcionamento claro. A questão não trata da flexibilidade no sentido de mudanças constantes, mas sim da adaptação às necessidades do aluno.
Segunda afirmativa (V): O planejamento uma vez elaborado não deve apresentar alterações. Aqui, a afirmativa é verdadeira porque a flexibilidade no planejamento é um requisito importante para os docentes, permitindo ajustes durante a execução do ensino com base no feedback contínuo dos alunos e mudanças no contexto educacional. O planejamento não precisa ser rígido, podendo sofrer ajustes conforme necessário.
Terceira afirmativa (F): O planejamento tem como objetivo orientar e aprimorar a função docente e gestora em termos didáticos. A afirmativa é falsa, porque o planejamento tem sim como objetivo orientar e aprimorar a função docente, mas não é uma tarefa rígida, podendo ser alterado conforme o decorrer do processo, se necessário.
Assuntos: Didática, Educação , Gestão
Vídeo Sugerido: YouTube