Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades
O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades (conteúdos) e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais deverão ser especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá para orientar as ações do professor e possibilitar constantes revisões e
aprimoramentos do processo de ensino-aprendizado.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 241. Adaptado
De acordo com o texto, o professor na elaboração do plano de aula deve considerar que
a) o nível de preparação inicial dos alunos em relação ao conteúdo novo é irrelevante, uma vez que o papel da escola é ensinar.
b) as unidades ou os tópicos devem ser trabalhados em uma única aula, abarcando, de forma articulada, todas as fases do aprendizado.
c) cada tópico é autônomo e independe de uma sequencialidade lógica durante o processo de ensino-aprendizado.
d) o tipo de avaliação a ser utilizado deverá ser definido previamente e deve priorizar os aspectos quantitativos em relação aos qualitativos.
e) o tempo de duração dos momentos didáticos do desenvolvimento metodológico variam conforme o processo de ensino-aprendizado.
Solução
Alternativa correta: e) o tempo de duração dos momentos didáticos do desenvolvimento metodológico variam conforme o processo de ensino-aprendizado. De acordo com o gabarito AVA.
O trecho destacado enfatiza a flexibilidade necessária no planejamento das aulas, indicando que o tempo de duração dos momentos didáticos deve ser adaptado de acordo com as demandas e necessidades do processo de ensino-aprendizagem. Isso significa que o professor deve ter sensibilidade para ajustar a dinâmica da aula conforme o ritmo de aprendizagem dos alunos, as características da turma e os objetivos específicos da aula. Essa abordagem permite uma maior adequação do ensino às particularidades do contexto educacional, favorecendo a eficácia e a eficiência do processo educativo. Portanto, a resposta destaca a importância de considerar a variabilidade do tempo de duração dos momentos didáticos como parte integrante do desenvolvimento metodológico no planejamento das aulas.
Assuntos: Planejamento Escolar, Plano de Aula
Vídeo Sugerido: YouTube