Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças
A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes pobres, pretas(os), pardas(os) e indígenas, no Brasil, não é uma coincidência, não é resultado de um processo histórico que, tal como a natureza, não é previsível nem controlável, mas da manutenção de escolhas que condenam grandes parcelas da população à invisibilidade, ao abandono e ao silenciamento.
As desigualdades de acesso a bens sociais, culturais e econômicos entre as áreas urbanas e rurais são bastante conhecidas, e a escola, muitas vezes, é o único lugar de convívio e de socialização fora da família. A manutenção dessas desigualdades pode representar impactos importantes na vida de cada uma das crianças e das(os) adolescentes, de suas comunidades e de toda a sociedade.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, 2021, p. 8. Adaptado.
Reconhecendo que a escola tem papel fundamental no enfrentamento das desigualdades, é importante que o professor, em sua prática pedagógica,
a) considere as diferenças dos indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas.
b) utilize metodologias de aprendizagem que sejam focadas na valorização do desempenho dos alunos.
c) distancie o mundo virtual e as tecnologias digitais das aulas para preservar os valores humanos.
d) organize as atividades em grupo de acordo com os níveis de saberes individuais de cada aluno.
e) direcione os alunos para que se adaptem às condições objetivas da realidade em que vivem.
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