Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Haydt (2006, p. 75) afirma que a aprendizagem "ocorre quando o aluno

Atualizado em 27/02/2025

Haydt (2006, p. 75) afirma que a aprendizagem “ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está motivado. É a motivação interior do aluno que impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender. Daí a importância da motivação no processo ensino-aprendizagem”. A relação docente e discente deve ser marcada pela motivação, de ambas as partes, entretanto, o docente é o profissional que estuda para que consiga aprimorar essa relação a todo o momento.

A respeito da relação docente e discente, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:

a) Para que o docente consiga colocar em prática a ação de dialogar, é importante que demonstre ser o detentor do saber.
b) O docente pode apresentar boa relação com o discente fora do ambiente escolar, pois dentro desse ambiente, precisa demonstrar o poder de autoridade.
c) O docente precisa apropriar-se de um bom diálogo com seus estudantes, não havendo necessidade de compreender o contexto, visto que o diálogo serve apenas para que o estudante tenha abertura para comunicar ao docente o que compreendeu ou não de determinado conteúdo.
d) Através da relação com os discentes, o docente consegue construir uma convivência de afeto e confiança, traçando estratégias que busquem uma educação de qualidade.
e) O docente é o transmissor de conteúdo, devendo demonstrar autoridade e experiência a todo o momento.


Solução

Alternativa correta: D) Através da relação com os discentes, o docente consegue construir uma convivência de afeto e confiança, traçando estratégias que busquem uma educação de qualidade. De acordo com o gabarito AVA.

A afirmação de Haydt (2006) reforça a ideia de que a motivação é um fator essencial para o processo de aprendizagem. Quando o aluno está interessado e empenhado, ele se engaja mais profundamente nas atividades e absorve melhor o conteúdo. A motivação, sendo uma força interna, torna-se um motor para o estudo e para a construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro.

No contexto da relação entre docente e discente, a motivação precisa ser cultivada por ambos os lados. O docente, ao criar um ambiente estimulante e ao utilizar métodos que despertem o interesse dos alunos, tem a responsabilidade de fomentar essa motivação. Isso implica não apenas no uso de estratégias didáticas eficazes, mas também no desenvolvimento de uma relação de confiança e respeito com os alunos, permitindo que eles se sintam valorizados e encorajados a aprender.

Além disso, o docente deve estar sempre em processo de aprimoramento profissional, buscando estratégias que possam melhorar sua prática pedagógica e, consequentemente, a motivação dos alunos. A formação contínua do professor, sua capacidade de refletir sobre suas ações e de inovar em suas abordagens de ensino, são aspectos fundamentais para manter o aluno motivado e engajado no processo de aprendizagem. Assim, a motivação não é apenas um estado emocional do aluno, mas também um reflexo da prática pedagógica do docente.

Assuntos: Psicologia da Educação, Pedagogia, Didática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora