Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Podemos listar uma série de contextos não formais

Atualizado em 02/01/2025

Podemos listar uma série de contextos não formais de práticas pedagógicas mais flexíveis, mas que são voltadas a aprendizagem de algo tais como: educação de adultos, educação para o trabalho e para a formação ocupacional, educação para o ócio, “animação sociocultural, educação em grupos com especificidades sociais especiais, educação ambiental, cívica, sanitária, pedagogia hospitalar, educação sexual, física, artística, para a manutenção do patrimônio cultural, educação em valores” (SEVERO, 2015, p. 567), brinquedotecas, ONGs, projetos sociais/práticas socioeducativas, projetos educativos para exilados e refugiados, educação corporativa, aprendizagem organizacional etc. Sobre isso, analise as afirmações a seguir: I. Nesses locais não escolares, o conhecimento pedagógico pode, deve e é aplicado, a partir de ideias pedagogicamente sistematizadas. II. A aplicação do conhecimento pedagógico em espaços não escolares se dá por meio da fundamentação e da reflexão direcionada e organizada em princípios e leis. III. O conhecimento pedagógico em espaços não escolares precisa servir para que se intervenha nas realidades e para que as práticas sociais dos espaços sejam convertidas em práticas pedagógicas. IV. O conhecimento pedagógico revertido em práticas pedagógicas, em espaços não escolares, é fundamentado pelo conhecimento popular, para a educação humana e para o desenvolvimento social.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais afirmativas são as verdadeiras:

A) I, II e III, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e IV, apenas.


Solução

Alternativa correta: E) I, II e IV, apenas. De acordo com o gabarito AVA.


A afirmativa I está correta, pois o conhecimento pedagógico, mesmo em espaços não escolares, deve ser aplicado a partir de ideias sistematizadas. A pedagogia, em qualquer contexto, precisa ser organizada e direcionada para promover aprendizagens eficazes. Isso implica que a aplicação do conhecimento não é apenas intuitiva, mas também fundamentada em teorias e práticas que permitem a reflexão e análise do processo educativo.



A afirmativa II é verdadeira porque a aplicação do conhecimento pedagógico em contextos não formais deve ser orientada por fundamentos teóricos e princípios que garantam a eficácia das intervenções educativas. Essa fundamentação não é apenas técnica, mas também social, considerando a realidade dos espaços em que ocorre a educação. Já a afirmativa IV destaca que o conhecimento popular tem um papel importante, pois, em muitos contextos não formais, ele é utilizado como base para práticas pedagógicas, promovendo a educação humana e o desenvolvimento social.



Portanto, as afirmativas I, II e IV são as mais adequadas, pois enfatizam a aplicação fundamentada e reflexiva do conhecimento pedagógico e a importância da adaptação do saber para promover o desenvolvimento nas mais variadas situações educativas.

Assuntos: Pedagogia, Educação Sociocultural, Sociologia da Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora