Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula tem
O desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula tem como premissa a boa formação do professor, que será o agente responsável pela transformação, provocando no aluno estímulos que convirjam para a melhoria de sua aprendizagem. As competências do professor, nesse contexto, são muito importantes, visto que servirão de base e modelo aos seus alunos que, a partir da observação e vivência, passam a copiar suas atitudes, numa perspectiva baseada na reprodução da empatia vivenciada em sala de aula. Alguns estudos nos dão subsídios para apontar quais as estratégias mais relevantes para a efetividade do desenvolvimento dessas competências nos alunos em sala de aula.
Dentre essas, podemos destacar os estudos que sugere uma divisão das competências socioemocionais em cinco eixos que devem ser trabalhados e desenvolvidos no contexto de sala de aula, descritos por qual pesquisador?
a) Lino John
b) Edgar Morin
c) Oliver John
d) Joe L. Kincheloe
e) Gordon Allport
Solução
Alternativa correta: c) Oliver John . De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é c) Oliver John porque ele é um dos pesquisadores amplamente reconhecidos no estudo das competências socioemocionais, especialmente no contexto de seu trabalho sobre a inteligência emocional. Oliver John, juntamente com outros estudiosos, contribuiu para a definição e categorização das competências emocionais, frequentemente descritas em eixos ou dimensões, para facilitar a aplicação delas no ambiente educacional.
Ele desenvolveu uma abordagem que divide as competências socioemocionais em diferentes áreas de foco, o que inclui a autoconciência emocional, a autorregulação, a motivação, a empatia e as habilidades sociais. Essa divisão foi essencial para que educadores pudessem compreender e aplicar essas competências de maneira eficaz em sala de aula, permitindo aos alunos o desenvolvimento de habilidades que são fundamentais não apenas para o desempenho acadêmico, mas também para a convivência e interação social.
A abordagem de Oliver John, ao segmentar as competências socioemocionais em diferentes eixos, se encaixa perfeitamente no modelo utilizado em muitas pesquisas contemporâneas sobre educação emocional. Sua ênfase na aplicação prática dessas competências e sua categorização ajudaram a moldar as estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos, permitindo que as escolas adotem metodologias que promovam o crescimento emocional e social ao lado do aprendizado cognitivo.
Assuntos: Psicologia da Educação, Educação Socioemocional, Teorias da Personalidade e Psicologia Social
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