Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Por volta da década de 1980, uma nova era referente aos desígnios s
Por volta da década de 1980, uma nova era referente aos desígnios societários emerge em nosso país. Ou seja, com a decadência do modelo de sociedade e de administração escolar estritamente tecnicista e ruptura do regime militar, os preceitos e discussões da educação se voltam também em torno da instauração do Estado Democrático de Direitos, pautados em uma Gestão Democrática.
Em relação a essa reflexão, analise as afirmativas a seguir, e marque a opção correta.
I) - Por esse viés, compreendemos a necessidade de uma conexão mais direta com esse ideal de constructo social baseado no exercício dos direitos sociais e individuais, na liberdade, na segurança, no bem-estar, no desenvolvimento, na igualdade e na justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias (CF, 1988).
II) - Vale ressaltar nesse processo, também a luta dos movimentos populares para o alcance desses objetivos, implicando na reorganização dos currículos escolares, na formação dos professores e, principalmente, na abordagem e no surgimento da Gestão Democrática.
III) - As ideologias se refizeram no sentido de formação de cidadãos autônomos, críticos, reflexivos, que atendessem às novas organizações culturais, sociais e econômicas. Houve demanda de novas configurações do trabalho e flexibilização dos processos de produção. É nessa direção que se assenta o projeto de qualidade e equidade educacional, tal qual como concebemos, a partir desse breve percurso histórico.
IV) - Nesse sentido, a Gestão Democrática é excessivamente hierárquica, burocratizada e controladora, privilegiando a uniformidade, a disciplina e a homogeneidade e dificultando qualquer aspecto que privilegie a criatividade, ou se traduz em práticas de programas empresariais que regulam as ações com foco no resultado imediatista.
Estão corretas:
a) I; II e IV.
b) II; III e IV.
c) I; II e III.
d) I; III e IV.
Solução
Alternativa correta: c) I; II e III. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa c) I; II e III é a correta porque ela reflete corretamente o contexto da evolução da educação e da Gestão Democrática no Brasil, especialmente após a década de 1980, com a redemocratização do país e a promulgação da Constituição de 1988. A afirmativa I destaca os valores fundamentais do Estado Democrático de Direito, que incluem a liberdade, a igualdade e a justiça social, aspectos essenciais na construção de uma educação mais inclusiva e democrática. Esses princípios estão diretamente relacionados ao ideal de Gestão Democrática nas escolas, onde a participação e a liberdade de expressão são cruciais.
A afirmativa II também está correta, pois destaca a luta dos movimentos populares, que foram essenciais para a transformação do sistema educacional brasileiro, exigindo uma reorganização dos currículos e a formação de professores alinhados com os novos princípios democráticos. A Gestão Democrática, portanto, emerge nesse contexto como uma forma de garantir que todos, especialmente os mais marginalizados, possam participar ativamente da construção do conhecimento e da administração escolar.
Já a afirmativa III faz referência à transformação ideológica que ocorreu nas décadas seguintes à ditadura militar, destacando a formação de cidadãos autônomos, críticos e reflexivos. Essa mudança de paradigma educacional está diretamente ligada ao projeto de qualidade e equidade educacional, que busca atender as novas demandas da sociedade e das estruturas culturais, sociais e econômicas. A Gestão Democrática reflete esse projeto ao buscar uma educação que promova a inclusão, a cidadania e a justiça social, princípios que estão alinhados com as afirmativas I, II e III.
Assuntos: História, Educação , Sociologia
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