Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Portanto, uma aula só se torna uma prática pedagógica quando ela se o

Atualizado em 06/05/2025

Portanto, uma aula só se torna uma prática pedagógica quando ela se organiza em torno: de intencionalidades, de práticas que dão sentido às intencionalidades; de reflexão contínua para avaliar se a intencionalidade está atingindo todos; de acertos contínuos de rota e de meios para se atingir os fins propostos pelas intencionalidades. Configura-se sempre como uma ação consciente e participativa" (FRANCO, 2015. p.605). FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui.. São Paulo, v. 41, n. 3. p. 601-614, jul./set. 2015. Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta: 1. Uma das características mais marcantes e difundidas da educação não escolar é a sua flexibilidade. II. A burocratização é uma das principais características da educação não escolar. III. As ações conduzidas pelos profissionais que atuam em ambientes não escolares também estão pautadas em objetivos que lhes dão sentido.


Solução

Alternativa correta: I,III. De acordo com o gabarito AVA.


I. Correta – A flexibilidade é de fato uma das características mais marcantes da educação não escolar, pois ela ocorre em espaços variados (como ONGs, empresas, hospitais, movimentos sociais) e permite maior adaptação de conteúdos, métodos e horários.



II. Incorreta – A burocratização é típica da educação formal ou escolar, com normas rígidas, currículos definidos e avaliações padronizadas. A educação não escolar tende a ser menos burocrática e mais voltada para contextos específicos e objetivos práticos.



III. Correta – As ações em ambientes não escolares também têm intencionalidades pedagógicas. Mesmo fora da escola, profissionais da educação atuam com metas e propósitos bem definidos, voltados à transformação social, ao aprendizado contínuo e ao desenvolvimento de competências.

Assuntos: Didática , Educação , Fundamentos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora