Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

O planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades,

Atualizado em 29/04/2025

O planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades, pois ocorre em diversificadas
esteros do contexto cducacional
. Para sua efervação, os sujeitos do processo se reúnem e pensam
sobre as acces. || Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera
burocracia é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam
Tuntos para repensar a escola e sua missko.
Frente ao exposto, indique a que se refere cada planejamento, assinalando a resposta correta.
(D) Plangamento do sistema educacional
(2) Pongamento da escola
3) Plano smonto didático ou do ensino
Plano de aula
Envolve pensar em seus valores e principios, por isso exige uma interface com o Projeto Politico
Pedagógico, o que, por outro lado, implica ser uma atividade que está presente no cotidiano da escola e
articulado com todo o coletivo escolar. Ele orienta e confere significado às préscas pedagógicas e
didáucas, portantoexige que toda a comunidade seja mobilizada para alcançar seu cbjetivo maior de
formacio para a cidadania,
Envolve a dimensio macro da educação, ou seja, é o mais abrangente, à medida que se relaciona
com as escalas nacional estadual ou municipal, portanto, elas assumirão as características especficas
de cada sistema.
O E a materialização do trabalho realizado cotidianamente pelo professor, ou seja, é a operacionalização
do que será engendrado em termos de desenvolvimento dos conteúdos que derem ser aprendidos
pdos alunos cascsvatégias e recursos necessórios para que isto possa ocorrer.
() e realizado pela equipe docente em consonancia com a equipe gestora, mais especificamente com o
coordenador pedagógico Sua característica é definir os objetivos a serem alcançados com o processo de

A)2-3-1-4
B)4-3-2-1
C)1-2-4-3
D) 1-3-2-4
E) 2-1-4-3


Solução

Alternativa correta: B)4-3-2-1. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é B. 4-3-2-1 porque ela reflete a hierarquia e as características de cada tipo de planejamento no contexto educacional. Primeiramente, o Plano de aula (4) é o mais específico e operacional, elaborado pelo professor para cada aula, detalhando os objetivos, conteúdos e as metodologias que serão aplicadas diretamente com os alunos. Esse planejamento visa garantir a organização e a realização efetiva da aula, considerando as necessidades e características dos alunos.



O Planejamento do ensino (3) se refere a um nível um pouco mais amplo, onde os docentes, em colaboração com a gestão escolar, definem as estratégias pedagógicas e os recursos que serão usados para desenvolver os conteúdos de forma adequada. Ele é construído a partir das diretrizes gerais e visa a efetivação dos objetivos de aprendizagem a curto e médio prazo. Esse planejamento se conecta diretamente com o Planejamento da escola (2), que envolve toda a comunidade escolar e tem como foco os princípios e valores pedagógicos, além de estar alinhado com o Projeto Político Pedagógico (PPP), que orienta o ambiente escolar em suas ações.



Por fim, o Planejamento do sistema educacional (1) é o mais amplo e reflete as políticas públicas educacionais, com foco nas diretrizes nacionais, estaduais ou municipais. Esse planejamento tem uma abordagem macro, direcionando as práticas pedagógicas em um contexto mais amplo e garantindo que as especificidades de cada região sejam consideradas. Assim, a sequência 4-3-2-1 está correta porque ela descreve a transição de um planejamento mais específico para o mais amplo, desde a aula do professor até as diretrizes nacionais do sistema educacional.

Assuntos: Didática , Gestão , Políticas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora