Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Um aspecto importante no processo de ensino e de aprendizagem é que o
Um aspecto importante no processo de ensino e de aprendizagem é que o desejo de saber não é apenas dos alunos, mas uma
marca fundamental da função docente, pois tudo o que se estuda no curso de formação, e deverá ser estudado para o resto da vida,
tem implicações e relações com a vida da sala de aula. Essa relação com o conhecimento é fundamental para o bom desempenho
do professor" (MARIN 2011, p. 28)
MARINA 2 Didática geral in UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Caderno de formação formação de professores didática dos
Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
LÉ possivel afirmar que o ciclo docente é formado por três elementos ou fases, que são considerados, intensamente, articulados
entre si
PORQUE
It Os docentes apresentam familiaridade e facilidade com os conteúdos a serem lecionados, assim como conseguem reconhecer as
dificuldades dos alunos
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que
Alternativas
A) as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira
B) a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa
Ca primeira asserção e fala e a segunda é verdadeira
D) as duas asserções são falsas
E as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
Solução
Alternativa correta: A) as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa A – "As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira", se estivermos considerando que a familiaridade com o conteúdo e o reconhecimento das dificuldades dos alunos não explicam diretamente a estrutura do ciclo docente em suas três fases (planejamento, execução e avaliação). Vamos analisar por que essa resposta pode ser considerada correta nesse contexto.
A primeira asserção é verdadeira porque, de fato, o ciclo docente envolve três momentos fundamentais — planejar, executar e avaliar — e esses momentos estão interligados. Eles constituem a base da prática pedagógica e garantem que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma intencional, contínua e reflexiva. Sem esse ciclo, a ação docente perde consistência e direção.
A segunda asserção, embora também verdadeira, não explica diretamente o porquê do ciclo docente ser composto por essas três fases. Ter domínio do conteúdo e compreender as dificuldades dos alunos são aspectos que qualificam o trabalho do professor, mas não são os motivos estruturais que definem a existência das fases do ciclo docente. Por isso, apesar de ambas as afirmações estarem corretas, a segunda não é uma justificativa direta da primeira, o que torna a alternativa A a mais apropriada.
Assuntos: Didática , Fundamentos , Psicologia
Vídeo Sugerido: YouTube