Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Vygotsky (1991) afirma que a brincadeira é uma representação que a
Vygotsky (1991) afirma que a brincadeira é uma representação que a criança faz das relações sociais que vivencia cotidianamente.
De acordo com Vygotsky, qual é o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil?
a)Ensinar regras sociais de forma passiva.
b)Facilitar a compreensão imediata de conceitos acadêmicos.
c)Representar experiências irrelevantes para o crescimento pessoal.
d)Promover a representação de papéis sociais, antecipando futuras responsabilidades.
e)Fornecer um escape para evitar interações sociais.
Solução
Alternativa correta: d)Promover a representação de papéis sociais, antecipando futuras responsabilidades. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é d) Promover a representação de papéis sociais, antecipando futuras responsabilidades, porque, segundo Vygotsky, a brincadeira tem um papel crucial no desenvolvimento das funções cognitivas e sociais da criança. Para Vygotsky, a brincadeira permite que a criança recrie e experimente os papéis sociais que observa no seu ambiente cotidiano. Ao imitar figuras como pais, médicos ou professores, a criança não só compreende as relações sociais ao seu redor, mas também aprende e internaliza as normas e responsabilidades associadas a esses papéis.
Além disso, Vygotsky destaca que a brincadeira é um espaço onde as crianças podem ir além das suas experiências imediatas, utilizando a imaginação para antecipar situações e explorar futuros papéis sociais. Isso promove um desenvolvimento mais amplo, pois a criança não está apenas reagindo ao presente, mas também se preparando para os desafios e responsabilidades que encontrará ao crescer. Portanto, a brincadeira é uma forma de ensaio social e uma preparação para a vida adulta.
A brincadeira, no contexto vygotskiano, vai além do simples passatempo; ela se configura como um meio pelo qual as crianças internalizam as normas sociais e aprendem a interagir de maneira apropriada com os outros. Ela possibilita a construção de habilidades cognitivas, emocionais e sociais que serão fundamentais para a adaptação e o funcionamento da criança na sociedade. Assim, a alternativa d reflete fielmente o papel da brincadeira na teoria de Vygotsky, pois ela promove a representação de papéis sociais e antecipa responsabilidades que são importantes para o desenvolvimento da criança.
Assuntos: Psicologia do Desenvolvimento Infantil, Educação, Sociologia da Infância
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