Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Quando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar

Atualizado em 11/11/2024

Quando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar do novo paradigma que surgiu com os avanços da ciência no início do século XX, principalmente com Albert Einstein. O conhecimento não foi mais encarado como fragmentado e isolado em áreas específicas, mas como uma teia de relações que precisa de um contexto e de complementaridades importantes para existir. Da ciência para a educação, o aluno passa a construir seu próprio conhecimento tendo o professor como um mediador. (CONTIN, Ailton Alex. PINTO, Rosângela de Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina

Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 41.) Pensando na definição de paradigma, assinale a alternativa que apresenta os termos que correspondem a esse conceito

a) Fato ou assunto.
b) Modelo ou padrão.
c) Fato ou circunstância.
d) Modelo ou modelagem.
e) Padrão ou conhecimento.


Solução

Alternativa correta: b) Modelo ou padrão. De acordo com o gabarito AVA.


A palavra "paradigma" refere-se a um modelo ou padrão que serve como referência para a compreensão de um determinado campo de estudo ou prática. No contexto da questão, a superação do paradigma tradicional e a emergência de novos conceitos e abordagens, como ilustrado pelos avanços científicos do início do século XX, são exemplos de como as ideias podem mudar ao longo do tempo, dando origem a novos modelos de pensamento. Esse novo modelo de ver o conhecimento como uma teia interconectada, em vez de fragmentada, é uma mudança de paradigma.



A alternativa b) Modelo ou padrão é a mais apropriada porque o termo "paradigma" descreve exatamente um padrão de entendimento ou uma estrutura que organiza o conhecimento e a prática em determinada área. O paradigma serve como um referencial para como as coisas são vistas, feitas ou compreendidas em um dado contexto, como acontece na ciência, na educação e em várias outras áreas.



Outras alternativas, como "fato" ou "assunto" (alternativa a) ou "circunstância" (alternativa c), não capturam a ideia de um conceito estruturador ou organizador do conhecimento, que é o núcleo da definição de paradigma. Da mesma forma, "modelagem" (alternativa d) e "conhecimento" (alternativa e) não refletem a ideia de um padrão ou modelo universalmente aceito que guia a compreensão em um campo específico, como ocorre no uso do termo paradigma. Portanto, a alternativa b é a mais precisa.

Assuntos: Filosofia, História da Ciência, Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora