Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Quando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar
Quando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar do novo paradigma que surgiu com os avanços da ciência no início do século XX, principalmente com Albert Einstein. O conhecimento não foi mais encarado como fragmentado e isolado em áreas específicas, mas como uma teia de relações que precisa de um contexto e de complementaridades importantes para existir. Da ciência para a educação, o aluno passa a construir seu próprio conhecimento tendo o professor como um mediador. (CONTIN, Ailton Alex. PINTO, Rosângela de Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina
Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 41.) Pensando na definição de paradigma, assinale a alternativa que apresenta os termos que correspondem a esse conceito
a) Fato ou assunto.
b) Modelo ou padrão.
c) Fato ou circunstância.
d) Modelo ou modelagem.
e) Padrão ou conhecimento.
Solução
Alternativa correta: b) Modelo ou padrão. De acordo com o gabarito AVA.
A palavra "paradigma" refere-se a um modelo ou padrão que serve como referência para a compreensão de um determinado campo de estudo ou prática. No contexto da questão, a superação do paradigma tradicional e a emergência de novos conceitos e abordagens, como ilustrado pelos avanços científicos do início do século XX, são exemplos de como as ideias podem mudar ao longo do tempo, dando origem a novos modelos de pensamento. Esse novo modelo de ver o conhecimento como uma teia interconectada, em vez de fragmentada, é uma mudança de paradigma.
A alternativa b) Modelo ou padrão é a mais apropriada porque o termo "paradigma" descreve exatamente um padrão de entendimento ou uma estrutura que organiza o conhecimento e a prática em determinada área. O paradigma serve como um referencial para como as coisas são vistas, feitas ou compreendidas em um dado contexto, como acontece na ciência, na educação e em várias outras áreas.
Outras alternativas, como "fato" ou "assunto" (alternativa a) ou "circunstância" (alternativa c), não capturam a ideia de um conceito estruturador ou organizador do conhecimento, que é o núcleo da definição de paradigma. Da mesma forma, "modelagem" (alternativa d) e "conhecimento" (alternativa e) não refletem a ideia de um padrão ou modelo universalmente aceito que guia a compreensão em um campo específico, como ocorre no uso do termo paradigma. Portanto, a alternativa b é a mais precisa.
Assuntos: Filosofia, História da Ciência, Educação
Vídeo Sugerido: YouTube