Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Acreditamos, também, na potência dos encontros que se desenham quando
Acreditamos, também, na potência dos encontros que se desenham quando os(as) psicólogos(as) experimentam se conectar com usuários das políticas públicas, sem a pretensão de rapidamente encontrar explicações sobre as maneiras como as vidas dessas pessoas se articulam. Para tanto, é fundamental que estes profissionais se disponibilizem a vivenciar o encontro com outros arranjos de vida, sem localizá-los rapidamente em categorias psicopatológicas e moralizantes. A partir dessa perspectiva, tais experimentações nos desestabilizam porque modificam as relações entre cientista/psicóloga(o) e usuário, dono e objeto do saber, médico e paciente, terapeuta e cliente, e nos jogam em relações desconhecidas, em novos territórios de vida e de ação.
SILVA, Rafael Bianchi; CARVALHAES, Flávia Fernandes de. Psicologia e políticas públicas: impasses e reinvenções. Psicologia & Sociedade [on-line]. 2016, v. 28, n. 02.
No que se refere ao papel do profissional psicólogo nas políticas públicas de saúde, assinale a alternativa correta.
a) O processo saúde-doença pode ser apreendido em sua linearidade, de modo que o sujeito não seja visto apenas como um corpo adoecido, mas como um sujeito em todos os seus aspectos biopsicossociais.
b) Discutir e incentivar a exclusão das ações em saúde mental nos serviços de Atenção Básica.
c) Desde 2001, quando foi instituído o redirecionamento das ações de saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) vem desestimulando ações orientadoras para a garantia de um cuidado efetivo em saúde mental no sistema de saúde.
d) O diálogo com os usuários e com suas comunidades, a construção de ações conjuntas e solidárias, o fortalecimento de redes de solidariedade com o foco na articulação de projetos coletivos e o fomento da investigação-ação-participante são desafios que dimensionam a prática psi.
e) As necessidades em saúde mental são dissociáveis das demais necessidades em saúde e, portanto, devem ser acolhidas em serviço de saúde, sem facilidade no acesso, em espaços de cuidado integral e segregadores.
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar