Disciplina: Saúde 0 Curtidas

As DSTs são consideradas um problema de saúde pública e atualmente

Atualizado em 18/06/2024

As DSTs são consideradas um problema de saúde pública e atualmente o número de casos tem aumentado consideravelmente no Brasil e em todo o mundo. Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo podem evoluir para complicações mais graves ou para óbito.

Assinale a alternativa correta com relação as DSTs:

a) A sífilis é causada por uma bactéria e só pode ser transmitida por via sexual.
b) A herpes genital é causada por uma bactéria e causa lesões na pele e na mucosa dos órgãos genitais.
c) A hepatite B é transmitida pelo vírus VHB e pode ser transmitida por via sexual, transfusão ou contato de sangue contaminado, transmissão vertical.
d) A AIDS é causada pelo vírus HPV que ataca as células do sistema imune.
e) O vírus HIV é responsável pela indução de verrugas genitais e é responsável pelo condiloma acuminado


Solução

Alternativa correta: c) A hepatite B é transmitida pelo vírus VHB e pode ser transmitida por via sexual, transfusão ou contato de sangue contaminado, transmissão vertical. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta é a alternativa c) A hepatite B é transmitida pelo vírus VHB e pode ser transmitida por via sexual, transfusão ou contato de sangue contaminado, transmissão vertical porque esta afirmação descreve precisamente os modos de transmissão da hepatite B, uma doença sexualmente transmissível (DST).

A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B (VHB) e é considerada uma DST devido à sua capacidade de ser transmitida através do contato sexual. Além disso, o VHB pode ser transmitido por outras vias, como transfusões de sangue contaminado e contato direto com sangue ou outros fluidos corporais contaminados, incluindo o compartilhamento de seringas. A transmissão vertical também é possível, o que significa que uma mãe infectada pode passar o vírus para o seu bebê durante o parto.

Essa descrição da transmissão da hepatite B está alinhada com informações médicas reconhecidas e sublinha a importância das medidas de prevenção, como a vacinação, uso de preservativos e práticas seguras em contextos médicos para evitar a propagação do vírus.

Portanto, a alternativa c) é correta porque reflete de maneira abrangente e precisa as principais vias de transmissão da hepatite B, destacando-a como uma doença que pode ser transmitida de várias formas além do contato sexual, justificando sua inclusão na lista de DSTs que exigem atenção e controle rigorosos de saúde pública.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Doenças Sexualmente Transmissíveis, Hepatite, ISTs

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar