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Durante uma aula de Educação Física, um professor observa que um de se

Atualizado em 17/04/2025

Durante uma aula de Educação Física, um professor observa que um de seus alunos está exibindo sintomas como falta de ar, sudorese excessiva, tontura e náuseas durante um exercício de alta intensidade. O professor suspeita que o aluno pode estar experimentando uma condição séria relacionada ao exercício.

Qual das alternativas a seguir melhor descreve a condição provável e as medidas de primeiros socorros que o professor deve tomar?

A)O aluno pode estar sofrendo de hipoglicemia devido a baixos níveis de açúcar no sangue. O professor deve dar ao aluno uma bebida açucarada e continuar o exercício para estabilizar os níveis de glicose.
B)O aluno está desenvolvendo uma crise cardíaca relacionada ao exercício. O professor deve instruir o aluno a parar imediatamente o exercício e chamar uma ambulância.
C)O aluno está mostrando sinais de exaustão por calor. O professor deve imediatamente mover o aluno para um local mais fresco, oferecer água para hidratação e monitorar seus sinais vitais.
D)O aluno está experimentando uma crise de asma induzida pelo exercício. O professor deve ajudar o aluno a usar seu inalador de resgate e continuar o exercício com intensidade reduzida.


Solução

Alternativa correta: C)O aluno está mostrando sinais de exaustão por calor. O professor deve imediatamente mover o aluno para um local mais fresco, oferecer água para hidratação e monitorar seus sinais vitais. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C é a correta porque os sintomas apresentados pelo aluno — falta de ar, sudorese excessiva, tontura e náuseas — são típicos da exaustão por calor, uma condição causada pela exposição prolongada ao calor e esforço físico intenso. Durante atividades físicas, especialmente em ambientes quentes e úmidos, o corpo pode ter dificuldade para regular sua temperatura interna, resultando em desidratação e queda da pressão arterial, o que provoca esses sintomas.



A resposta correta propõe as medidas de primeiros socorros adequadas para esse quadro: levar o aluno a um local mais fresco, oferecer água para hidratação e monitorar seus sinais vitais. Essas ações ajudam a resfriar o corpo gradualmente e prevenir o agravamento da condição, evitando complicações mais sérias, como o golpe de calor, que pode ser fatal se não tratado rapidamente.



As outras alternativas apresentam respostas incorretas ou perigosas. Por exemplo, continuar o exercício durante uma crise de hipoglicemia ou asma pode piorar o estado do aluno. Já a suspeita de infarto, embora possível, é menos provável em jovens saudáveis e deve ser considerada apenas se houver outros sinais específicos, como dor no peito irradiando para o braço. Assim, a alternativa C é a que melhor se encaixa nos sintomas descritos e nas condutas corretas.

Assuntos: Educação Física , Biologia, Saúde

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