Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Durante uma aula de Educação Física, um professor observa que um de se
Durante uma aula de Educação Física, um professor observa que um de seus alunos está exibindo sintomas como falta de ar, sudorese excessiva, tontura e náuseas durante um exercício de alta intensidade. O professor suspeita que o aluno pode estar experimentando uma condição séria relacionada ao exercício.
Qual das alternativas a seguir melhor descreve a condição provável e as medidas de primeiros socorros que o professor deve tomar?
A)O aluno pode estar sofrendo de hipoglicemia devido a baixos níveis de açúcar no sangue. O professor deve dar ao aluno uma bebida açucarada e continuar o exercício para estabilizar os níveis de glicose.
B)O aluno está desenvolvendo uma crise cardíaca relacionada ao exercício. O professor deve instruir o aluno a parar imediatamente o exercício e chamar uma ambulância.
C)O aluno está mostrando sinais de exaustão por calor. O professor deve imediatamente mover o aluno para um local mais fresco, oferecer água para hidratação e monitorar seus sinais vitais.
D)O aluno está experimentando uma crise de asma induzida pelo exercício. O professor deve ajudar o aluno a usar seu inalador de resgate e continuar o exercício com intensidade reduzida.
Solução
Alternativa correta: C)O aluno está mostrando sinais de exaustão por calor. O professor deve imediatamente mover o aluno para um local mais fresco, oferecer água para hidratação e monitorar seus sinais vitais. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa C é a correta porque os sintomas apresentados pelo aluno — falta de ar, sudorese excessiva, tontura e náuseas — são típicos da exaustão por calor, uma condição causada pela exposição prolongada ao calor e esforço físico intenso. Durante atividades físicas, especialmente em ambientes quentes e úmidos, o corpo pode ter dificuldade para regular sua temperatura interna, resultando em desidratação e queda da pressão arterial, o que provoca esses sintomas.
A resposta correta propõe as medidas de primeiros socorros adequadas para esse quadro: levar o aluno a um local mais fresco, oferecer água para hidratação e monitorar seus sinais vitais. Essas ações ajudam a resfriar o corpo gradualmente e prevenir o agravamento da condição, evitando complicações mais sérias, como o golpe de calor, que pode ser fatal se não tratado rapidamente.
As outras alternativas apresentam respostas incorretas ou perigosas. Por exemplo, continuar o exercício durante uma crise de hipoglicemia ou asma pode piorar o estado do aluno. Já a suspeita de infarto, embora possível, é menos provável em jovens saudáveis e deve ser considerada apenas se houver outros sinais específicos, como dor no peito irradiando para o braço. Assim, a alternativa C é a que melhor se encaixa nos sintomas descritos e nas condutas corretas.
Assuntos: Educação Física , Biologia, Saúde
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